Economia Titulo
Focus tem elevação na expectativa sobre inflação
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
25/01/2011 | 07:15
Compartilhar notícia


Pela sétima semana consecutiva, os principais economistas do mercado financeiro elevaram a previsão para a inflação do ano. Segundo o Boletim Focus do BC (Banco Central), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) vai acumular em 2010 alta de 5,53%. E na região, mais uma vez os alimentos serão protagonistas, com tendência de ter grande parte da contribuição na alta média dos preços às famílias.

De acordo com o pesquisador da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Lúcio Flávio Dantas, o movimento dos preços dos alimentos no começo deste ano terá grande participação na pressão inflacionária do ano. "Mas também haverá a pressão pelo crescimento da atividade econômica", acrescentou, destacando que, normalmente, a inflação acompanha o avanço de uma economia.

Conforme o Focus, na semana passada, os economistas de várias empresas não financeiras e instituições financeiras apresentaram, em média, que a inflação seria de 5,42%. Há quatro semanas, o resultado era mais baixo ainda, com 5,31%.

Dantas disse que a perspectiva de alta apresentada pelo mercado já considera os impactos das medidas tomadas pelo governo, como o aumento da taxa básica de juros (Selic) e a elevação dos depósitos compulsórios.

MENSAL

A elevação anual não figurou sozinha no Focus. As expectativas para o IPCA deste mês, que será divulgado em fevereiro, passaram de alta de 0,68% na semana passada para 0,72%. No mesmo período, as previsões para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) foram mais agressivas, passando de 0,60% para 0,99%.

Dantas explicou que a inflação dos alimentos terá companhia. "Na região, o custo de vida vai aumentar pelos gastos com alguns tipos de alimentos (como in natura) e pelos custos do setor de educação. Principalmente pelas mensalidades escolares."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;