Cultura & Lazer Titulo
Moçambique e cultura popular em comédia gratuita
Sara Saar
Especial para o Diário
02/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O projeto Viagem Teatral segue, na região, com a comédia Gaiola de Moscas, do Grupo Peleja. As sessões são todas gratuitas e ocorrem hoje e amanhã no Senai de São Bernardo; sábado e domingo, no Sesi Santo André.

A montagem conta a história de Zuzé Bisgate, Julbernardo e Armantinha, em um contexto imaginário que remete a um vilarejo de Moçambique e ao interior de Pernambuco.

Zuzé, por exemplo, é um curioso vendedor de cuspes que lustra sapatos com a própria saliva e, para crescer nos negócios, decide migrar para o comércio de moscas que enfeitam funerais. Sua mulher Armantinha fica encantada por Julbernardo, um forasteiro vendedor de batons que colore a boca das mulheres.

A comédia é baseada então no conto homônimo do premiado escritor moçambicano Mia Couto e no jogo Cavalo Marinho, feito na Zona da Mata Norte de Pernambuco. "É uma brincadeira bem complexa, que mistura música, dança, máscara e poesia. feita pelos cortadores de cana da região", explica a atriz Carolina Laranjeira.

Para chegar a esse resultado, o elenco visitou pelo menos quatro vezes a cidade de Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Lá, aprendeu a brincadeira com os trabalhadores e a incorporou aos treinamentos.

Sonoridade e música feitas ao vivo são recursos utilizados como pano de fundo da atuação dos cinco atores-dançarinos que se revezam entre personagens e narradores.

Carolina conta que o espetáculo ganhou forma depois da apresentação do trabalho que ainda estava em processo. "A diretora Ana Cristina Colla assistiu e se lembrou do conto de Mia Couto. Nessa apresentação, há o jogo do mergulhão, que remete a uma cena de luta narrada pelo escritor", explica.

Segundo Carolina, Gaiola de Moscas surgiu então da vontade de fazer associações entre os cenários e mostrar o desconhecido. "O grupo quer mostrar o que há fora do centro. Para mim, o que os cortadores de cana fazem é arte também. A ideia é mostrar a expressão artística de uma camada da população que, muitas vezes, é esquecida", justifica.

Gaiola de Moscas - Teatro. Com o Grupo Peleja. Hoje e amanhã, às 20h. No Teatro Senai São Bernardo - Avenida José Odorizzi, 1.555. Tel.: 4109-6788 (ramal 215). Sábado e domingo, às 20h. No Teatro Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 10. Tel.: 4997-3177. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;