Memória Titulo
Uma festa na manhã de domingo. No cemitério...

Santo André revive hoje aquelas festas gostosas do Interior, com banda, discurso do prefeito, presença da Igreja

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Deus ao mundo deu a guerra,
A doença, a morte, as dores;
Mas, para alegrar a terra,
Basta haver-lhe dado as flores
Olavo Bilac

Santo André revive hoje aquelas festas gostosas do Interior, com banda, discurso do prefeito, presença da Igreja - e não só a católica - rodas de pessoas que se conhecem há décadas e que não têm tempo para colocar a conversa em dia. A novidade: será uma festa no cemitério.

E não será um encontro para velório. Será um encontro festivo e de Memória. Vai-se lembrar dos velhos tempos, sob o pretexto de se comemorar 100 anos do Cemitério da Saudade, na Vila Assunção.

A ação nasceu no Serviço Funerário de Santo André. Nós da Memória ficamos sabendo da idéia há uns dois meses, por intermédio do pesquisador José Duda Costa que nos apresentou a sua vizinha, Elisabete Tirapani, que trabalha na funerária.

Houve uma primeira reunião. Conhecemos o gerente Marcos Gomes, o coordenador Jesus Caetano, o encarregado Jessé Barizon e outros funcionários que cuidam desse setor fundamental dos serviços municipais. Gravamos um programa de TV dentro do cemitério. Folheamos a coleção do Diário em busca de notícias de Finados. E vimos a turma toda da funerária arregaçando mangas para preparar a festa desse centenário diferenciado.

Uma festa nova, diferente e respeitosa. O cemitério teve suas árvores podadas. Cuidou-se dos túmulos mais antigos. Houve caiação de árvores e vielas. E uma exposição de banners com fotos e notícias foi elaborada. Tudo será mostrado hoje, a partir das 9h30, no próprio cemitério, com a Banda Lira e o Coral da Terceira Idade se apresentando.

Música no cemitério? É verdade. E sempre foi assim, no passado. Já publicamos fotos de cortejos fúnebres acompanhados das bandas locais nas várias cidades. Aquelas músicas pungentes entoadas, clássicos universais. E é assim que será hoje.

Manhã de domingo no cemitério, sem enterro programado, uma manhã feliz. E quem não puder ir, pode ver a exposição depois. Ela será permanente, podemos dizer, eterna, como o são os nossos entes queridos de ontem e de sempre. Amém.

CEMITÉRIO DA SAUDADE, 100 ANOS: 1909-2009. Celebração com ato ecumênico, apresentação musical, homenagem a antigo servidor e abertura de exposição. Realização: Prefeitura e Serviço Funerário de Santo André. Horário: 9h30. Endereço: Avenida da Saudade, s/nº, em Vila Assunção.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 21 de junho de 1979

Manchete - Até ser arquivada, Arena vai boicotar a emenda Benevides. O senador Mauro Benevides (MDB do Ceará) propunha a realização de eleições diretas para prefeitos de todas as capitais.

Política - No Grande ABC, extinção dos partidos - Arena e MDB - divide opiniões.

Ribeirão Pires - População quer viaduto no Centro (obra não saiu até hoje).

Futebol - Ontem, no Morumbi: Santos 2, São Paulo 1. E o Peixe fica mais próximo do título paulista de 1978.

Anúncio - Dia 30 de junho é o dia da inauguração do Shopping Center São Bernardo, raiz do atual Shopping Metrópole.

Música - "Os Fevers, sobrevivendo. Mas como?" Noticia e informa o jornalista Valdir Pires, em sua coluna Caixa de Música.

Polícia - Preso em São Bernardo comparsa de Wilsinho Galiléia (marginal famoso dos anos 1970).

EM 21 DE JUNHO DE...
1938 - Fundado o Vila Baeta Futebol Clube - Memória publica amanhã a página de figurinhas do Baeta na década de 1950.

1969 - Festa junina no Bonsucesso FC, de Santo André, animada pelo conjunto Os Botões.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Hoje é o aniversário de Analândia (elevado a município em 1897) e de Cedral (1929).

SANTOS DO DIA
Albano, Demétrio, Eusébio, Luís Gonzaga (o Patrono da Juventude; Itália: 1568-1591)

MÚSICA
Noite de gala no auditório do Hospital Mário Covas, em Santo André. Amanhã (22), às 18h, será realizado recital com a apresentação do Grupo Lírico do ABC, sob a regência da professora Mitzi Fröhlich, e do coral do hospital, com a regência de Samuel Inácio da Silva: o grupo ABC apresentando repertório lírico e o coral com música popular. São 240 lugares, com entrada gratuita.

IMIGRANTES
Memorial do Imigrante inicia hoje a 14ª Festa do Imigrante, que se repetirá no próximo domingo. O objetivo é mostrar um pouco da história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pelo local, o que inclui os que vieram para o Grande ABC. Em pauta, a cultura de 30 nacionalidades e etnias, da música à dança e à culinária. Horário: das 10h às 17h. Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, perto do Metrô Bresser.

NEWS SELLER
Domingo, 21 de junho de 1959 - nº 59

Telefones - Saíram as primeiras listas classificadas da CTBC - Companhia Telefônica da Borda do Campo.

Imprensa - Será reaberta a Rádio Clube, de Santo André.

Santo André - Jardim Bom Pastor, um bairro abandonado.

São Caetano - Inaugurado supermercado na rua Santa Catarina, 84.

HOJE
Começa o Inverno.

Dia do Mel, Dia do Profissional de Mídia, Dia Nacional do Livro, Dia do Intelectual e Dia Internacional da Música.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;