Internacional Titulo
Gatos domésticos têm origem no Oriente Médio, diz pesquisa
Por Das Agências
29/06/2007 | 13:25
Compartilhar notícia


Os gatos domésticos são descendentes dos gatos que viviam no Oriente Médio há cerca de 130 mil anos atrás, segundo um estudo do National Cancer Institute de Bethesda, nos Estados Unidos, publicado pela revista Science, que colheu amostras de DNA de mil felinos de três continentes.

A descoberta contradiz a teoria de que o gato "de casa" teria sido a principio domesticado pelos egípcios, os quais eram adorados como divindades.

Segundo a agência Ansa, os pesquisadores chefiados por Stephen O'Brien colheram e analisaram o material genético mitocondrial tanto dos gatos domésticos quanto dos selvagens de todas as cinco espécies conhecidas. Da relação entre as amostras foi revelado que os felinos domésticos descendem daqueles selvagens que viviam no Oriente Médio.

Segundo os pesquisadores americanos, entre 10 e 12 mil anos atrás, na região onde atualmente se localiza o Iraque, os gatos foram inseridos no convívio humano para acabar com os ratos que infestavam as aldeias, a partir daí foram tolerados e por fim domesticados principalmente por causa dessa habilidade que possuem.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;