Setecidades Titulo Ampliação
Estado cria seis unidades do Poupatempo na região

Postos de São Bernardo e Mauá retomam atendimento presencial na próxima quarta-feira

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
13/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo do Estado anunciou ontem que vai transformar as Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) em postos do Poupatempo. Com isso, o Estado passará de 75 unidades para 340 nos próximos dois anos. No Grande ABC serão mais seis pontos de atendimentos (veja endereços ao lado). A única cidade que não deve ser contemplada é Santo André, já que a Ciretran da cidade funciona no mesmo local do Poupatempo, dentro do Atrium Shopping.

Na coletiva de imprensa, realizada ontem pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que substitui o governador João Doria (PSDB) nos eventos públicos até que o tucano se recupere da Covid-19 (veja ao lado), também foi anunciada a volta dos atendimentos presenciais nas unidades do Poupatempo. Os postos de São Bernardo e Mauá retomam os serviços na quarta-feira, enquanto Santo André reabre no dia 2. A capacidade será reduzida a 30% devido à pandemia do novo coronavírus.

O agendamento para atendimento nos postos físicos será feito a partir de terça-feira no site www.poupatempo.sp.gov.br. Esta etapa de reabertura priorizará serviços em que haja exigência presencial, como primeira emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e expedição de RG (Registro Geral). “É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran-SP hoje já estão disponíveis on-line e 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão”, explicou o diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani.

No processo de reabertura, além das duas cidades da região também já estarão operando no novo modelo em parceria com as Ciretrans as unidades da Sé e Itaquera, na Capital, Mogi das Cruzes, no Alto do Tietê, Santos e Guarujá, no Litoral, e Bauru, no Interior. O cronograma de retomada será semanal, até 28 de outubro, quando todas as unidades do Estado devem estar em funcionamento.

A reabertura dos postos segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja. Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades, como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

“É a maior expansão do Poupatempo em seus 23 anos de história”, comemorou o vice-governador. “A partir de agora, Detran e Poupatempo são um único lugar de atendimento ao público e essas unidades serão transformadas em unidades presenciais do Poupatempo nos próximos dois anos”, completou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;