Setecidades Titulo Habitação
Diadema quer regularizar
6.000 imóveis até dezembro

Município possui 98.172 domicílios particulares, entretanto
estimativa do prefeito aponta que 60% deles são irregulares

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
12/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema pretende regularizar a situação fundiária de aproximadamente 6.000 imóveis da cidade até o fim do ano. Segundo dados do Censo 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui 98.172 domicílios particulares. O prefeito Mário Reali (PT) afirmou, ontem, que cerca de 60% dessas moradias estão em situação irregular, totalizando média de 58.903 habitações. A intenção é regularizar 10% desse total até o fim do mandato.

Os imóveis estão em espaços ocupados ou que não tiveram o processo de regularização concluído. "Temos estudo em parceria com instituto vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer levantamento hierarquizado das áreas com maior facilidade de iniciar o processo de regularização fundiária. O problema é que a demanda é enorme, mas o processo já foi iniciado", afirmou o prefeito.

Ontem, foi entregue aos moradores do Loteamento Quadra Alfa, no Jardim Ruyce, certificado de regularização fundiária de 53 lotes da área. Na ocasião, as famílias receberam a certidão de matrícula de seus respectivos lotes, que estão localizados entre as avenidas São Bernardo, Marginal e Enrique de Leo.

A partir da legalização desses lotes junto ao Cartório de Registro de Imóveis de Diadema, os moradores beneficiados ou compromissários passam a ter aval para adquirir o registro das escrituras definitivas das moradias.

"Isso é ótimo e muito importante para nós. Sem o documento, não vale nada ter a casa por tantos anos porque está em nome de outra pessoa, que já morreu. Não conseguimos passar para o nosso nome", afirmou Zilda Marin Ribeiro, 64 anos, que mora no local há 35. "Agora teremos garantia de poder passar nosso bem para os filhos", destacou.

O loteamento Quadra Alfa foi constituído entre os anos de 1977 e 1978, com a venda de 72 lotes. Posteriormente, foi desmembrado em 92 lotes, dos quais apenas 37 foram registrados até dezembro de 1979. O processo de regularização dos 53 lotes começou em abril de 2009 e foi finalizado em abril deste ano.

De acordo com Reali, além das moradias da Quadra Alfa, foram regularizados imóveis dos núcleos Ipoá, Jardim das Praias e Vila Odete. O processo foi iniciado no morro do Samba. A expectativa é que o Parque Real seja a proxima região a receber esse trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;