Memória Titulo
E a rapaziada do Rudge se encontra na casa do Rocco...

“Os bons momentos são buscados em nossa memória, bem no fundo do baú; serão novamente deliciados...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Os bons momentos são buscados em nossa memória, bem no fundo do baú; serão novamente deliciados. Eles são uma página positiva de nossa vida."

Sérgio Prado Melo (do Sindicont, Sindicato dos Contadores), citado por Norberto Nicoletti, nosso parceiro na Memória de hoje.

* * *

O que a juventude de ontem no Rudge Ramos lembra da década de 1950? Resposta: lembra do trabalho que dava aos lanterninhas do Cine Boreal e do que aprontava nos bailes do Meninos FC.

As novas gerações querem detalhes? Conversem com os personagens da foto que abre a página Memória hoje. Eles vão contar as histórias do restaurante do Chico Rovay, que ficava no espaço atualmente ocupado pela Matriz de São João Batista - a capelinha ficava onde está o ponto de ônibus hoje, à esquerda de quem olha da igreja em direção à Avenida Dr. Rudge Ramos.

A foto coletiva foi tirada em 27 de junho durante o segundo encontro dos representantes das famílias antigas de Rudge Ramos - ou do bairro dos Meninos. Foi uma festa organizada por João Leopoldo Maciel e Valdivino Germano. Local: espaço do senhor Ricardo Rocco, o Totó, em plena Rua Marechal Deodoro, Centro de São Bernardo.

Nas conversas rolaram casos das festas juninas e dos times infantil, juvenil e amador do bairro. Os nomes dos que estão na foto? São muitos. Mas, diariamente, citaremos cinco deles aqui em Memória. É só acompanhar.

Os cinco amigos de hoje: Flavio Lopes (da equipe da churrascada), Adair, Adão (Português), Ademarzinho e Ademir Siliprandi.

EM 18 DE JULHO DE...

1929 - Por iniciativa do médico e vereador Francisco Perrone, são colocadas placas junto à antiga Estação de São Bernardo com o novo nome, Santo André. A medida não trouxe resultados.

Em 1º de agosto de 1934, J. Hillam, superintendente da Estrada de Ferro São Paulo Railway, assinou o aviso 2.756, consagrando a denominação "Santo André". A confusão persistiu: os mapas ainda assinalavam a expressão "São Bernardo" para o Distrito de Santo André.

1939 - Fundada a empresa Walita.

1959 - O cachorrinho Bidu é apresentado como o primeiro personagem do cartunista paulista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740) - Quinta Avenida e Quinta Avenida Especial. Hoje a big band do saxofonista Jimmy Dorsey; na sequência, interpretações de Perry Como, Doris Day, Bing Crosby, Lena Horne e Nat King Cole; amanhã, a obra de George Gershwin, Mister Music, apresentada em interpretações de cantores e cantoras. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Os 40 anos da chegada do homem à Lua; o papel do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos; por onde anda o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. O homem na Lua; o mundo em 1969, com documentos sonoros do projeto Memória; a cadeia com a Voz da América. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Roberto Carlos, Jogo de damas (composição de Isolda e Milton Carlos), a pedido do ouvinte José Moacyr Cardoso, do bairro Valparaíso, Santo André. E mais: Trio Esperança, Olhando para o céu (versão de Romeu Nunes); e Paulo Diniz, Pingos de Amor (composição própria em parceria com Oldebar). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 18 de julho de 2009

Manchete - (Anastásio) Somoza (presidente da Nicarágua) cai (derrotado pelos sandinistas) mas a guerra continua

Grande ABC - Prefeitos debatem boicote contra Estado.

Mauá - Pesquisa revela existência de 32 favelas na cidade.

Polícia - Mulher comanda assaltos na região.

Bertoldo & Botacim

Artur Bertoldo e Ângela Botacim são brasileiros de Ribeirão Pires, filhos de italianos. Artur, como muitos da cidade, tinha olaria; depois, foi cocheiro. Nesta função, descarregava os vagões de trem que traziam carne e distribuía a mercadoria guardada no velho armazém ferroviário, que já foi sede do Museu Municipal Família Pires e que fica ao lado da nova rodoviária.

Artur Bertoldo tinha uma parelha de animais que puxavam sua carroça: Tatu e Pangaré.

O problema maior era atravessar o antigo tancão da firma J. B. Duarte. Tatu, que era da boleia, tinha medo de cair na água. Palavras do Ademar, que lembra: o tancão histórico sobrevive, hoje encoberto por tabôas na velha e querida Ribeirão Pires.

MUSEU DO RÁDIO

Silvertone 1950. EUA. Design com caixa de plástico pintado. Caixa de papelão original da época. Modelo era vendido na Loja Sears.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;