Internacional Titulo
Iraque pede à ONU que faça cessar bombardeios
Por Da AFP
31/12/2002 | 10:07
Compartilhar notícia


O Iraque pediu às Nações Unidas que atuem para pôr fim às "agressões terroristas e bárbaras" de aviões americanos contra o setor meridional de seu território, em uma carta publicada nesta terça-feira em Bagdá.

"Estas agressões terroristas e bárbaras, das quais participam de maneira direta os dirigentes do Kuweit, são claras violações das resoluções da ONU", escreve o chefe da diplomacia iraquiana Naji Sabri, secretário-geral da organização, Kofi Annan.

O ministro iraquiano convoca o Conselho de Segurança da ONU a "renunciar a sua política desigual, pôr fim a essas agressões terroristas e responsabilizar os Estados Unidos e o Kuweit".

Sabri afirma em sua carta que os bombardeios americanos, que continuam desde 1991, provocaram milhares de mortes de civis iraquianos e destruíram centenas de moradias.

Em uma carta recente à ONU, uma autoridade iraquiana classificou os bombardeios de aviões americanos e britânicos como uma "guerra declarada" contra seu país.

São diários os incidentes entre o Iraque e aviões americanos e britânicos que sobrevoam as zonas de exclusão impostas por Washington e Londres no norte e sul do país, depois da Guerra do Golfo em 1991. Bagdá não reconhece essas regiões, que não são previstas em nenhuma resolução da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;