Economia Titulo
Metalúrgicos de Santo André pressionam direção da Eluma
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
27/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da Eluma, fabricante de tubos e barras de metal, com duas unidades em Santo André, podem ter acordo salarial diferenciado na categoria metalúrgica.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá realiza reunião com a diretoria da empresa para tentar acordo individual. "Já iniciamos as negociações e vamos esperar proposta da companhia, mas não vamos aceitar acordo inferior a 9% de reajuste salarial e abono no valor de R$ 800", afirma o diretor do sindicato Adilson Torres dos Santos, o Sapão.

Ontem, os cerca de 450 funcionários da unidade de Capuava defenderam greve caso não haja proposta satisfatória da empresa até sexta-feira. "Além de votar algumas questões como feriados de Natal e Ano Novo, votamos também que a fábrica vai parar caso não haja um acordo favorável até o fim da semana", afirma Sapão.

Hoje, os cerca de 750 metalúrgicos da unidade de Utinga da Eluma realizam assembleia. "Estamos pressionando as empresas, pois a data-base da categoria é 1º de novembro. Como os sindicatos patronais estão demorando para apresentar propostas, estamos tentando negociações individuais", explica o vice-presidente do sindicato, Sivaldo da Silva Pereira, o Espirro.

O sindicato representa 24 mil metalúrgicos da região e reivindica reposição salarial de 10%, além da redução de jornada semanal de 44h para 40h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;