Setecidades Titulo Coluna
A gripe traz esse moço a Ribeirão Pires

Octavio David viveu dois momentos por ocasião da gripe espanhola de 1918-1919, no Rio e no Grande ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A FUGA

Texto: Octavio David Filho

Entre 1913 e 1920, meu pai, Octavio David, viveu na cidade do Rio de Janeiro e presenciou o surto de gripe espanhola naquela cidade. Embora fosse a Capital Federal, os recursos de medicina eram poucos naquela época. 

Lembro de meu pai contar que os remédios disponíveis se esgotaram rapidamente e a Santa Casa de Misericórdia ficou lotada. Quando saía durante a madrugada para ir trabalhar em uma padaria, ele via que bondes eram usados para transportar os corpos (parece que havia uma falta de automóveis ou carroças para realizar o trabalho). O destino dos cadáveres era o Cemitério do Caju.

Apesar de muitos de seus colegas terem ficado doentes, felizmente ele não pegou a gripe espanhola, mas temendo também contrair a doença ele pediu demissão e, atendendo o convite de um tio, mudou-se para Ribeirão Pires. 

Foi uma época difícil, ainda mais quando comparado com a Capital Federal. Para se ter uma ideia, a energia elétrica só chegou em Ribeirão Pires em 1926. Chegou a pensar em voltar para o Rio de Janeiro, mas conheceu minha mãe, em 1925 casaram-se, e permaneceu aqui até seu falecimento em 1973.

Nota – Mathilde Figueiredo David, mulher de Octavio David, nasceu em Ribeirão Pires, em 1905.

Em 17 de junho de...

1915 – Reúne-se a irmandade da Santa Casa de Santo André a fim de tratar sobre o seu atual momento.

Nota – Localizada no alto de Santo André, a Santa Casa, décadas depois, seria municipalizada, originando o atual Hospital Municipal, cujo nome oficial é Centro Hospitalar Municipal ‘Dr. Newton da Costa Brandão’, justa homenagem àquele que foi prefeito por três vezes da cidade, além de deputado estadual.

1920 – Sylvio Cardoso Franco, interno do hospital da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, visitava os pais, em Santo André.

Nota – O quase médico tivera papel importante na região quando da pandemia da gripe espanhola, entre 1918 e 1919: o então estudante de medicina foi chamado a atuar quando os médicos daqui adquiriram a moléstia.

1960 – A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciava a construção de um muro junto ao leito do ribeirão Pires, do lado direito da Avenida Padre Marcos Simoni. O curso d’água transbordava quando chovia, alagando o campo de futebol do Ribeirão Pires FC.

- Ainda em Ribeirão Pires, a dúzia de ovos era vendida nas feiras livres a 84 cruzeiros. O produto sofria contínuos aumentos. Detalhe: existiam numerosas granjas na cidade, as quais gozavam de isenção do pagamento de impostos municipais. 

Diário há meio século

Quarta-feira, 17 de junho de 1970; ano 12; edição 1261 

Manchete – 23h25: embaixador volta à casa. Sequestrado cinco dias antes, o embaixador alemão Von Holleben consegue a liberdade depois que o governo brasileiro concorda em trocá-lo por 40 presos políticos.

Nota – A foto dos presos políticos correria mundo. Entre eles, um morador de Santo André, Rolando Frati, casado com a também militante política Carmen Savieto.

Entrevistamos Rolando Frati quando ele residia em Santos, para o livro A Vitória dos Candidatos de Prestes. Ele leu os originais do livro, antes da publicação. E nos enviou extensa carta, completando a entrevista, documento que faz parte do Acervo Memória.

Santo André – Prefeitura inaugura o Serviço Funerário de Santo André.

Copa do Mundo – No México, o Brasil enfrenta Uruguai: a vitória levaria a Seleção à final no México. Brasil favorito. O temor vinha da história, com a lembrança da derrota para os uruguaios, em pleno Maracanã, pela Copa de 50. 

Hoje

- Dia do Funcionário Público Aposentado

- Dia Mundial de Luta contra a seca e a desertificação (adotado pela ONU).

Santos do dia

- Manuel

- Izildinha. Maria Izilda de Castro Ribeiro (Portugal, 1897-1911). Considerada milagrosa. Familiares trouxeram seu corpo para o Brasil, sepultando-o no Cemitério São Paulo.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 17 de junho:

- Em São Paulo, São Manuel. Elevado a município em 1885, quando se separa de Botucatu.

- Em Goiás, Aloândia

- Na Paraíba, Bom Sucesso, Lastro, Mataraca e Vista Serrana.

- Em Minas Gerais, Ervália e Mutum

- Na Bahia, Macarani e Maraú

- Em Sergipe, São Francisco

- No Rio de Janeiro, São João da Barra

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;