Memória Titulo
Lembranças guardadas, saudades da Fafil...

Rumo ao reencontro para celebrar os 40 anos de formatura (1970 - 2010), tudo é expectativa em torno da segunda turma de formandos da Fafil

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Rumo ao reencontro para celebrar os 40 anos de formatura (1970 - 2010), tudo é expectativa em torno da segunda turma de formandos da Fafil (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André), da Fundação Santo André. Professora Márcia Gallo prossegue o seu relato hoje de lembranças guardadas. Fala de um diretor, em especial, e de vários professores.

Memória se propõe a participar deste esforço para reunir o máximo de formandos no reencontro de 19 de novembro. E também para sistematizar a documentação fotográfica de um tempo fundamental: a virada dos 1960 para 1970. 

Mestres que a USP emprestou
Texto: Márcia Gallo 

O diretor era o professor Nelson Zanotti e o corpo docente era composto por alguns expoentes da região, como o professor Carlos Galante. Em sua maioria, eram professores conceituados e vinham de São Paulo, como os professores "emprestados" pela USP: João Batista Borges Pereira, José Carlos Durand, Ceci Martinho, Egon Schaden, Renete Vietler, Zilda Augusta Anselmo.

Vieram da PUC os professores Celso Pasquotto e José de Gramont.

A professora Hebe Guimarães Leme era do Centro de Pesquisas Educacionais do MEC e o professor Pedro Tuccori da Fundação Getúlio Vargas, além dos professores Celso Sebastião de Souza e Petrônio que vieram da Escola de Sociologia e Política. 

A FOTO DE HOJE
Fomos à Brasília em setembro de 1969 e Marlei Moreira Couto fez essa imagem. Foi uma aventura. O trem saiu de São Paulo e fez baldeação em Campinas para seguir até Brasília.

AGENDA
Encontro da turma de Ciências Sociais da Fundação Santo André, turma de 1970. Data: 19 de novembro, um sábado, das 12 às 17h. Local: São Bernardo Tênis Clube. Endereço: Avenida Tietê, 255, Vila Vivaldi, Rudge Ramos, São Bernardo.

O nosso reencontro será uma festa de aniversário pra valer, com entradas, salgados, pratos quentes, bolo sorvete, doces. Mas o mais importante será a presença de todos.

Fausto Polesi 

Quantas vezes, no decorrer da sua história, o jornal não pisou no calo de muito anunciante? Quantas e quantas vezes a gente deixou muita gente descontente, grandes anunciantes até. Não para mostrar que é bacana, mas que existe na gente sentimento de responsabilidade, de acato e um princípio.

Fonte: depoimento gravado em 27-4-1988.

Crônica da Vila
Depoimento: Hermínio Costa 

Fui o primeiro menor a ser admitido como empregado na Volkswagen. E machuquei o meu tornozelo. Minha paixão era ser piloto de avião. Ao entrar no clube de pilotagem do Aeroclube de Santos, já tinha registro em cadastro mais de oito horas de voo.

Numa instrução com um piloto da Força Aérea, ele pediu para que fizesse uma manobra com um avião. Precisei do meu pé esquerdo. Ele pediu para que repetisse a manobra. Repeti. Voltamos de imediato para o campo. Pediu para que tirasse o sapato. E lascou: "Você não vai ser piloto nunca".

Mandou que eu fizesse um exame médico na Aeronáutica. Foi lá que sentei na calçada da beira da pista e chorei pra caramba. Era 1962.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 1° de novembro de 1981 

Manchete - Aureliano (Chaves, presidente da República em exercício) diz que só a ele cabe decidir a expulsão dos padres (franceses).

Movimento sindical - Químicos conseguem mínimo de Cr$ 20.400,00.

Reportagem social - 1ª Noite da Pizza, Vinho e Cia no Ribeirão Pires Futebol Clube; Casa da Amizade de São Caetano promove Noite Brasileira.

Polícia - Maníaco violenta e mata menor em Ribeirão Pires.

EM 1º DE NOVEMBRO DE... 

1894 - Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em assembléia na Faculdade de Direito de São Paulo, a convite de Antônio de Toledo Piza e Almeida, Domingos José Nogueira Jaguaribe e Estevão Leão Bourroul. Cento e trinta e nove intelectuais participaram. O primeiro presidente, em caráter interino, foi Cesário Mota Júnior. A professora Nelly Martins Ferreira Candeias é a presidente atual. 

1991 - Rádio Excelsior, de São Paulo, dá espaço à CBN (Central Brasileira de Notícias), emissora do sistema Globo e estritamente noticiosa, de alcance nacional.

Trabalhadores

Nascem em 1° de novembro: 

1924 - José Pizoni, de São Paulo. Estufeiro da Brasitex. Residia à Avenida Bela Vista, 87.

1924 - Júlio Antonio Prado, de São Paulo. Operário da Rhodia,. Residia à Rua Colombina, 1425.

1934 - Aparecido Pedro da Silva. Operário da Eletrocloro. Residia à Rua Cruz Montiel, 74.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia de Todos os Santos. Ou Ognissanti, como dizem os italianos:

"A festa de hoje é também a festa dos santos de nossos dias, essa numerosa multidão cujo testemunho vivo é fonte perene de renovação para a Igreja" (J. Alves).

"A vida é um instante entre duas eternidades" (Santa Teresinha).

MUNICÍPIO PAULISTA 

Em 1° de novembro de 1751 era criada a Freguesia de Mogi Mirim, na margem esquerda do rio do mesmo nome, sob a invocação de São José.

SANTOS DO DIA 

Genésio, Licínio, Maria (escrava) e Tiago da Pérsia.

O papa Gregório IV, em 835, fixou e estendeu para toda a Igreja a comemoração em 1° de novembro do Dia de Todos os Santos. Oficialmente, a mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para 1° de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de Todos os Santos enche de sentido a homenagem de Todos os Finados, que ocorre no dia seguinte.

FALECIMENTOS 

Na primeira quinzena de outubro faleceram, em Santo André, 60 pessoas entre 80 e 103 anos, segundo informação do Serviço Funerário Municipal. Destas, 14 tinham idades de 91 anos ou mais.

Cirilo Pedro da Silva, 103. Dia 12.

Claudionor Ferreira Moreira, 97. Dia 12.

Eneir Savia, 94. Dia 12.

Maria de Lourdes Luzada, 94. Dia 6.

Genoefa Berti Galamba, 94. Dia 6.

Chiyoko Shimamoto, 94. Dia 9.

Daniel Gelain, 93. Dia 15.

Maria do Espirito Santo Medeiros Carvalho, 92. Dia 11.

Tercilia Lovaroto de Oliveira, 92. Dia 1º.

Jesuína de Jesus, 92. Dia 3.

Argemiro Caramel, 91. Dia 4.

Mahdalena Orczynski, 91. Dia 5.

Nercia Romão de Lorena, 91. Dia 8.

Carmem Garcia Rodrigues, 91. Dia 11. 

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)

Humberto Cei, 95. Natural da Itália. Dia 25.

Severina Maria Diniz, 86. Natural de Vitória de Santo Antão (PE). Dia 26.

Maria José Dias, 84. Natural de Belo Campo (BA). Dia 30.

Maria Silvério de Oliveira, 81. Natural de Caconde (SP). Dia 25.

Ernestina Merenciano da Silva, 81. Natural de Juazeiro (BA). Dia 28.

Maria Euzebia Zocchio Alicio, 80. Natural de Amparo (SP). Dia 29.

Geni Antoniazzi, 79. Natural de Jaguariúna (SP). Dia 27.

Vanda de Sousa Barbosa, 79. Natural de São Caetano. Dia 29.

Antonia Damasi Alexandre, 72. Natural de Jundiaí (SP). Dia 25.

João Borbily Filho, 71. Natural de São Caetano. Dia 24.

Argentina Luzia de Rezende, 66. Natural de Caputira (MG). Dia 29.

Luisa Baiochi Macedo, 67. Natural de Cravinhos (SP). Dia 28.

Leonor Pavan, 65. Natural de São Caetano. Dia 30.

Jóia Broieti Murcia, 64. Natural de Quatá (SP). Dia 29.

Siomara Braga Lucífero, 49. Natural de Santo André. Dia 28.

José Flores dos Santos, 39. Natural de Traipu (AL). Dia 28.

Marcelo Peres Queiroz, 38. Natural de São Caetano. Dia 25.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;