Diarinho Titulo
Por que dá mais fome no frio?
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
12/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Yziane da Silva Araújo, 8 anos, de Santo André, não resiste a um pratão de arroz e feijão, macarrão, bolo e chocolate. "A gente come muito mais no frio, porque gasta mais energia para se aquecer", afirma. Mas, nem por isso, ela diz que deixa de lado o consumo de frutas e verduras nesta época. Nas férias, ainda faz um lanchinho à tarde.

Comemos mais no inverno porque precisamos repor a energia que gastamos para manter estável a temperatura interna do corpo. Para isso, o organismo tem de trabalhar mais e faz a gente sentir muito mais fome, principalmente quando esfria. Outra razão é que a comida provoca sensação de bem-estar. Ao ingeri-la, o corpo produz calor para fazer a digestão e, assim, nos deixa aquecido.

Quando bate aquela fome, o primeiro alimento que nos vem à cabeça, em geral, são coisas mais calóricas e gordurosas, mas isso não é por gulodice. Nesta época, tomar chocolate quente, comer doce, feijoada, entre outras coisas gostosas, fornecem grande quantidade de energia, que ajuda a manter o corpo aquecido.

Entretanto, é preciso evitar o consumo excessivo. Além de fazer a gente engordar, podem trazer problemas de colesterol alto (taxa de gordura no sangue). Os especialistas aconselham alterná-los com sopas, verduras, legumes e frutas.

Repare que no inverno é mais difícil encontrar alguém devorando um pratão de salada. Muitos acham que os alimentos frios não combinam muito com a estação, mas fornecem grande frescor no verão, quando não se quer aumentar a temperatura do corpo. (Supervisão Teresa Monteiro)

Consultoria das nutricionistas Silmara Luchetti Teruel e Fernanda Ribeiro

Barriga vazia produz ronco
Sabe o barulhinho que a barriga faz quando está chegando perto da hora de comer ou faz muito tempo que a gente não come nada? É o famoso ronco, fenômeno natural do organismo, bem diferente daquele provocado pela respiração durante o sono.

Esse ronco é o sinal de que o organismo está sentindo falta de comida; por isso, o estômago começa a se preparar para recebê-la, produzindo as substâncias responsáveis pela digestão. Elas estimulam as contrações do músculo e se misturam com o ar dentro do estômago, provocando barulho.

Mas não é só de fome que a barriga ronca. O ruído ainda pode ser provocado por alteração no comportamento. Quando estamos muito nervosos ou tensos, nosso estômago também se contorce e produz barulho.

O que dá água na boca?
Levanta a mão quem é capaz de ver um montão de comida gostosa sem começar a salivar e ficar com a boca cheia de água. Esse processo é chamado reflexo condicionado e é acionado pelo sistema nervoso autônomo, ou seja, isso independe da vontade.

Na hora em que a gente pensa ou olha o alimento, o sistema autônomo estimula o aparelho digestivo, que pensa que vai começar a receber comida a partir daquele instante. Isso ocorre porque nosso cérebro guarda informações passadas, ou seja, imagens de comida e até o sabor e o aroma, cujas lembranças entram em ação.

Com isso, o organismo passa a produzir saliva, substância que tem a função de umedecer os alimentos para facilitar a mastigação e a digestão. Faz isso como se estivéssemos saboreando o alimento.

Tem mais - Alguns alimentos têm a capacidade de aumentar a produção de saliva, como o limão. Por ser muito ácido, ou seja, bem azedinho, essa fruta estimula as glândulas a produzirem mais saliva para poder digeri-lo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;