Política Titulo
Mauá: candidatos a prefeito assumem compromisso com Aciam
Por Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
31/08/2004 | 14:47
Compartilhar notícia


Os seis candidatos a prefeito de Mauá entregaram nesta segunda-feira à Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá) documento que assume alguns compromissos com o setor. O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de Leonel Damo (PV), Márcio Chaves (PT), Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), Admir Jacomussi (PPS), Diego Martins (PSTU) e Catarina Borges, a Catarina do Coqueiro (PCO).

Os candidatos se comprometeram em revisar a PVG (Planta Genérica de Valores) e isso poderá resultar em redução do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A maioria dos candidatos entende que o valor venal não está compatível com o preços de mercado e influencia diretamente em determinados pagamentos, como é o caso de inventários. A alíquota de 4% tem de ser paga em cima do valor venal e não em cima do valor real do imóvel.

Outro consenso foi com relação ao ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis). A maioria defende a redução da alíquota de 2% para 1%.

O candidato do PT, Márcio Chaves, foi mais longe e disse que vai reduzir a alíquota para 0,5% e ainda isentar determinadas categorias sociais. "Nossa idéia é estimular a aquisição da casa própria e ainda a legalização dos imóveis", disse.

Para Jacomussi, uma alíquota elevada influencia na hora de tirar a escritura. Mais de 80% dos imóveis de Mauá são irregulares. "Reduzindo o valor, as pessoas conseguirão tirar esse documento", disse.

Quanto à revisão da PGV o candidato do PT afirmou que além de fazer a revisão vai baixar o valor do IPTU para as classes mais carentes e ainda ampliar a faixa de isenção para aposentados de três salários mínimos para seis salários mínimos.

Entre as propostas de Leonel Damo também estão a redução e congelamento de impostos e a desburocratização dos serviços municipais e tramitação de processos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;