Cultura & Lazer Titulo
Animador troca clima glacial pelo Rio
Da AFP
06/12/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O criador da trilogia blockbuster A Era do Gelo, o brasileiro Carlos Saldanha, apresentou nesta semana em Paris as primeiras cenas de sua nova produção, Rio, uma história que tem como pano de fundo o carnaval carioca.

Aos 42 anos, o prodígio dos estúdios Blue Sky, para o qual criou a trilogia animada que já arrecadou mais de 1,9 bilhão de dólares, resolveu trocar os cenários e personagens da era glacial pela praia de Copacabana e seus pássaros exóticos adeptos do samba.

Coproduzido pela Fox, Rio conta a história de Blu, uma arara azul mimada que sequer sabe voar, e vai para o Brasil conhecer não apenas seu país natal como também a vida fora da gaiola, ajudada por Perla, a última fêmea de sua espécie.

Antes de exibir as primeiras imagens de sua animação num cinema da capital francesa, Saldanha explicou que o projeto ficou parado quase três anos. "Depois de filmes em que só se falou de gelo, estava ansioso por voltar aos trópicos, criar algo a respeito de meu país, o Brasil, e minha cidade, o Rio, que eu deixei para ir para os Estados Unidos quando tinha 20 anos", contou.

Mas, primeiro, teve que concluir o terceiro episódio de A Era do Gelo - o maior sucesso de bilheteria de 2009 - antes de se dedicar a esta história que fala de aves, uma de suas grandes paixões. A história também permite que ele faça uma espécie de denúncia, quando mostra traficantes voadores que sequestram Blu e Perla.

"Quis criar um ambiente o mais próximo possível de minha percepção da cidade: toda vez que volto ao Rio tenho a impressão de que devo redescobrir meu país", explica.

Ele também teve que compartilhar o conhecimento sobre seu país com sua equipe americana. "Primeiro enchi duas malas com livros sobre o Rio, o Brasil e o Carnaval. Mas tive que explicar tudo, o tempo todo. Ao fim de um ano, acabei levando seis membros da produção ao Rio".

A imersão cultural incluiu o desfile das escolas de samba no Sambódromo carioca.

"Fotografamos tudo que faz essa cidade ser única, inclusive as plantas, as folhas, os insetos."

Passada a fase de reconhecimento in loco, o diretor - formado pela Escola de Artes Visuais de Nova York - teve que superar vários desafios técnicos para contar a história. "Desenvolvemos um novo programa capaz de animar um desfile de 4.000 pessoas. Sabíamos como fazer para o movimento dos cabelos, mas tivemos que aprender a fazer o mesmo com as penas", completou.

A maior parte das imagens exibidas na semana passada ainda está em estágio de desenvolvimento, com os personagens animados sobre um fundo cinza, mas três sequências completas, entre elas o sobrevoo do Rio numa asa delta, dão uma ideia do que será o resultado final do filme, que tem lançamento previsto para 13 de abril de 2011.

A música, um dos elementos de maior importância do filme, contará com os talentos de Will.I.Am (do Black Eyed Peas), do rei da bossa nova Sérgio Mendes e do gênio da percussão baiana, Carlinhos Brown.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;