Setecidades Titulo
R.Pires sedia seminário para discutir pesca na região
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
14/05/2003 | 21:05
Compartilhar notícia


Acontece nesta quinta-feira em Ribeirão Pires o Seminário Novos Rumos para a Pesca no ABC. Promovido pela Prefeitura de Santo André, em parceria com a UBC (University British Columbia) e a Cida (Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional), o evento – de âmbito regional – visa criar condições necessárias para implementação e funcionamento dos pesque-pagues, promovendo integração entre a pesca amadora e as esferas públicas. Em março, o Diário publicou uma denúncia sobre a falta de fiscalização e regularização dos pesqueiros. Na região, existem pelo menos 100 estabelecimentos que funcionam sem licença federal, estadual ou municipal.

Outra discussão do encontro será a relação dos pesqueiros com o meio ambiente. Durante o seminário, será desenhado um padrão de qualidade para o funcionamento dos pesque-pagues. A meta é chegar a um patamar que garanta também a conservação ambiental. O resultado desejado será a definição dos pesqueiros como prática de lazer não predatória e não degradadora do meio ambiente.

Os pesqueiros são criados em área de proteção de mananciais e, para que funcionem dentro das normas ambientais, o piscicultor deve fazer uma barragem ou canalizar um córrego para que consiga a circulação da água, com supervisão do Daee (Departamento de Águas e Energia do Estado). Na região, a maior parte dos pesqueiros está instalada em Ribeirão Pires, daí a decisão da Prefeitura por sediar o seminário. Santo André, São Bernardo e Mauá também têm pesque-pagues, mas, na maioria, até mesmo a criação dos peixes não tem autorização. Isso pode acarretar a existência de peixes contaminados nos tanques.

O seminário reunirá proprietários de comércios ligados a atividade pesqueira, representantes de órgãos e instituições públicas, da sociedade civil, associações comerciais, entidades ambientalistas, instituições de ensino e de pesquisa e estudantes. O evento acontece no Centro de Formação de Professores Julio Grammont, das 8h30 às 17h30. Endereço: rua Rubião Júnior, 283, Centro Alto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;