Nacional Titulo
Falta de medicamentos ameaça transplantados em Pernambuco
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
20/12/2006 | 13:27
Compartilhar notícia


A falta de medicamentos de uso contínuo como noripurum e ciclosporina na farmácia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco preocupa pacientes que fizeram transplantes de rins no Estado.

A distribuição é feita gratuitamente. Sem alguns remédios indispensáveis à sobrevivência dos transplantados, surgem os efeitos no organismo, como fadiga, dores no corpo, anemia, náuseas, vômitos, inchaço e palidez anormal.

Em Pernambuco, existem 1.200 pacientes transplantados de rins e mais de três mil fazendo hemodiálise, tratamento com equipamento que desempenha a função do rim, filtrando o sangue.

De acordo com o presidente do Grupo de Apoio aos Doentes Renais Crônicos, Rinaldo César Silva, a situação é crítica, uma vez que a maioria das pessoas que depende dos medicamentos não tem condições financeiras para pagar por eles.

A Secretaria de Saúde divulgou nota informando que a situação deve ser normalizada até a próxima semana.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que quase um milhão de pessoas no Brasil têm problemas nos rins, sendo 50% dos casos provocados por doenças infecciosas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;