Internacional Titulo
Mulheres sauditas terão direito a carteira de identidade
Das Agências
26/11/2001 | 11:06
Compartilhar notícia


A Arábia Saudita, que proíbe as mulheres de dirigir e freqüentar restaurantes desacompanhadas, começará a emitir carteiras de identidade para as sauditas pela primeira vez, anuncia um jornal nesta segunda-feira.

O "Al-Hayat", com sede em Londres, cita "fontes informadas" ao publicar que uma decisão de 1999 que concede às mulheres o direito de ter um documento de identidade será finalmente implementada, após o Ramadã, que termina em 16 de dezembro. Institutos de identificação civil de várias cidades criaram seções separadas para as mulheres que vão tirar a carteira de identidade.

Há dois anos, o governo decidiu autorizar a emissão dos documentos para as mulheres, após um longo debate entre aqueles que apoiavam e os que criticavam a medida. A oposição alegou que a carteira de identidade permitiria que os rostos das mulheres, que estão sempre cobertos em público, fossem vistos através das fotografias contidas no documento.

Atualmente, a mulher saudita é incluída na carteira de identidade do marido ou do pai. Ela tem direito a passaporte separado, mas este não é considerado um documento oficial de identidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;