Memória Titulo
A Resana se encontra em torno da família Orberg

Será realizado no sábado o quarto grande encontro de resanenses. São amigos que trabalham ou trabalharam em uma das primeiras indústrias...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Será realizado no sábado o quarto grande encontro de resanenses. São amigos que trabalham ou trabalharam em uma das primeiras indústrias químicas de São Bernardo, a Resana, hoje transferida para Mogi das Cruzes.

No terceiro encontro, em 2008, mais de 70 pessoas participaram; a ideia para este ano, segundo Paulo A. Pereira, coordenador do reencontro, é superar a casa de 80 participantes. E Paulo faz um pedido: que ninguém se esqueça de levar fotos antigas que lembrem passagens da fábrica e de seus personagens.

A Resana tem uma história intimamente ligada à família Orberg, de Christian Orberg e seus filhos Gunner e Carsten, de origem escandinava. A fábrica dedica-se à produção de matéria-prima no ramo de resinas sintéticas. Surgiu em 13 de setembro de 1948, em São Paulo. O histórico da empresa cita que as primeiras atividades foram desenvolvidas numa garagem da Avenida Inajá, bairro de Indianópolis, em São Paulo, transferindo-se para São Bernardo na primeira metade da década de 1950.

A Resana ficava na antiga Estrada Galvão Bueno, hoje Avenida Maria Servidei Demarchi, às margens do Ribeirão dos Meninos, que a dividia da Volkswagen. As constantes enchentes obrigaram à transferência da fábrica para Mogi. No antigo endereço existe hoje um piscinão.

UMA DATA

1º de dezembro de 1957: fundação do EC Resana.

Quarto Grande Encontro de Resanenses

Data: 12 de setembro, sábado

Local: Restaurante Morassi, na Estrada Galvão Bueno, 7607, São Bernardo.

Animação: Conjunto Joca 7 Cordas e a cantora Rosa do Joca.

Informações: (11) 7120-5329; (19) 9118-5473, com Paulo Pereira. pap.pereira@terra.com.br

Paulo Valério

Todo o serviço de eletricidade da Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, em São Bernardo, foi realizado, graciosamente, por Paulo Valério, filho de Amadeu Valério, o que construiu a igreja a partir da primeira metade da década de 1950.

Paulo Valério e a esposa Tereza Sacilotto Valério nasceram em São Bernardo, nas colônias da Linha Jurubatuba. A família reside ao lado da igreja do bairro. E em quase 60 anos de história, sempre colaborou com a igreja, assim como tantos outros paroquianos com sobrenomes italianos e que constituíram as primeiras comissões de obras da igreja, mesclando-se com outras etnias.

São os casos das famílias Wunderlick (de descendência alemã), Iagi (japonesa), Maier (alemã) e os oriundis Angeli, Bodra, Boff, Bonicio, Capitanio, Cecatto, Franzini, Marçon, Medice, Miele Moratti, Rocco, Sacilotto, Stangorlini, Vendruscolo e Zincaglia.

A gente vai relacionando todos esses nomes e lembrando daqueles antigos que levaram a empreitada de erguer a igreja do Assunção. E Paulo Valério, que partiu na última sexta-feira, de repente, talvez se constitua no último daqueles pioneiros. A missa de sétimo dia pela sua alma será celebrada hoje, às 19h, na igreja que ele e o pai ajudaram a construir.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de setembro de 1979

Sindicalismo - Começa amanhã 2ª Semana de Saúde do Trabalhador. Durante uma semana serão realizadas reuniões em diferentes cidades da Grande São Paulo, começando por Santo André e São José dos Campos.

Dominó - Joel Ferreira e Olegário Alves, de Vila Vivaldi, em São Bernardo, conquistam título estadual.

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): "Quem diria, hein, ter Somoza bem ali. Aqui no Paraguai".

Crônica 2 - Diógenes Silva: "Auxiliar útil ou incômoda?".

Crônica 3 - Guido Fidelis: "Os cavaleiros do reino se reúnem com políticos e ordenam culto ao rei".

Anúncio - Começou!!! Grande venda anual de móveis. 3 Irmãos: você merece o melhor.

EM 10 DE SETEMBRO DE...

1964 - Tem início em Santo André a obra do Centro de Assistência à Infância, futura Faisaa.

1969 - Começa a ocupação do Paço Municipal de São Bernardo. Os primeiros setores começam a funcionar no edifício, entre os quais a Divisão de Obras.TBConstruído pela administração do prefeito Hygino de Lima (1964-1969), o primeiro prefeito a ocupar o Paço foi Aldino Pinotti (1969-1973), adversário do antecessor. Daí porque nenhuma placa foi posta no Paço em alusão ao governo Hygino.

MUNICÍPIO PAULISTA

Sud Menucci celebra seu aniversário hoje. Emancipou-se de Pereira Barreto em 1959. O nome homenageia o jornalista e professor paulista Sud Menucci (1892-1948).

HOJE

Dia da Imprensa, Dia de Guiné-Bissau e Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

SANTOS DO DIA

Cândida Menor, Jader, Nicolau de Tolentino, Pulquéria e Sóstenes.

Nicolau de Tolentino. Pertenceu à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e faleceu na Itália em 1305.

Pulquéria. Imperatriz. Viveu no século 5 em Constantinopla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;