Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Sensibilidade por trás
de material bruto

Itens grosseiros são transformados em obras artísticas em exposição especial na Oma Galeria

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
03/12/2019 | 06:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Materiais grosseiros que geralmente não chamam a atenção ganham outro significado por meio das artes plásticas. O resultado pode ser apreciado na mostra Desvios (in)Contidos, em cartaz na Oma Galeria, em São Bernardo, até 18 de janeiro, com visitação gratuita. A curadoria é assinada por Marina Frúgoli. 

Marina ilustra a exposição com obras criadas por Aline Moreno, Marc do Nascimento e Rodrigo Arruda. Todas as peças navegam pelo mesmo caminho ao explorarem materiais pesados usados na construção civil. A sugestão é fazer com que o público se depare com uma mostra que aposta, em seu discurso, no lado sensível da matéria.

Segundo a responsável, esses materiais sofrem um desvio de função, resultando em paredes que não sustentam, cimentos que não estruturam, argilas que não dão volume e vidros onde não há nada para se ver em seu reflexo.

“A mostra é interessante, porque a Marina pegou artistas que lidam com materiais brutos, principalmente da construção civil, como concreto, ferro, areia, vidro. E ela ressignifica, reorganiza esses materiais para dar sentido poético, sensível, que, na contramão, são ditos materiais brutos”, diz Thomaz Pacheco, galerista e responsável pela Oma.

Pacheco destaca uma instalação preparada com areia, assinada por Rodrigo Arruda, que fica no meio da galeria. “Tem também uma pedra com cimento e azulejos (de Marc Nascimento) que parece que foi rasgada ao meio, como quando se rasga um papel, e que tem uma relação de equilíbrio. É curioso de ver”, explica.

NOVOS TALENTOS

A exposição é realizada por meio de edital criado pela galeria local com a sugestão de fomentar jovens curadores brasileiros – entre eles, Marina. A estreia foi em 2018 e o número de interessados cresceu. “O do ano passado, que foi o primeiro, teve 50 inscrições. O desta temporada teve mais de 70 e do Brasil todo. Teve gente de Brasília, Norte, Sul, São Paulo.”

O galerista explica que o edital dá valor de R$ 5.000 ao curador, a título de prêmio, uma vez que as obras já estão prontas, pois os artistas já foram selecionados pela curadora na proposta da exposição. “A gente faz assessoria, coquetel, montagem, (damos) toda a estrutura de bastidores”, diz.

Segundo Pacheco, o projeto da Oma se destaca porque é o único edital do Brasil que foca em novos talentos em curadoria artística. “Não existem outros para esses fins”, afirma. “Nossa intenção é se relacionar com essa galera mais jovem, que esteja produzindo conteúdo interessante no País, nas artes visuais”. Uma das poucas restrições que há no edital é um tempo máximo de atividade: até cinco anos de carreira. “A gente pega muitos candidatos que estão saindo da faculdade ou que estão nos últimos anos, dos pouquíssimos cursos de curadoria e crítica que temos no Brasil.”

Desvios (in)Contidos – Exposição. Na Oma Galeria – Rua Carlos Gomes, 69, em São Bernardo. Até 18 de janeiro. Visita: terça à sexta. das 12h às 18h; sábados, das 10h às 15h. Grátis.


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;