Memória Titulo
De volta à praça o livro dos autonomistas

São Caetano trouxe de volta à Praça Cardeal Arcoverde, 31 anos depois, o livro de bronze com os nomes dos 95 líderes autonomistas...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


São Caetano trouxe de volta à Praça Cardeal Arcoverde, 31 anos depois, o livro de bronze com os nomes dos 95 líderes autonomistas - aqueles cidadãos que em 1948 levaram à frente a luta pela separação de São Caetano de Santo André.

O primeiro monumento foi inaugurado pelo prefeito Raimundo da Cunha Leite em 21 de outubro de 1978. O monumento resistiu por 30 anos. Na última reforma da praça, desapareceu, para ser reconstruído e reinaugurado domingo último pelo prefeito José Auricchio Júnior, conforme promessa feita por ele a esta página Memória em entrevista gravada em fevereiro último.

Comparem as duas obras: no primeiro caso, o livro na data de sua inauguração, 31 anos atrás; na foto mais recente, o novo livro, colocado em ponto de destaque da Praça Cardeal Arcoverde.

QUERMESSE

O ato de reinauguração do livro de bronze dos autonomistas coincidiu com o término da 10ª Festa da Padroeira da Sagrada Família. Uma linda festa. Eram 95 lideranças autonomistas em 1948; restam nove, das quais puderam comparecer à festa de domingo Olga Montanari de Mello, Desirée Malateaux Netto, os irmãos Dal'Mas (Mário e Ettore), Mário Porfírio Rodrigues e Nelson Infanti.

O 10º Congresso

Um dos pontos altos do 10º Congresso de História do Grande ABC, em São Caetano, será a leitura dramática da peça teatral de Paulo Antônio do Vale, "Caetaninho ou o Tempo Colonial", pelo ator Milton de Andrade. A leitura será às 17h do dia 5 de novembro.

Caetano José da Costa, o Caetaninho, foi condenado e morto por ter brigado com o filho do governador da Capitania de São Paulo, Martim Lopes Lobo de Saldanha, durante um banquete realizado na fazenda dos beneditinos em São Caetano na noite de 26 de setembro de 1981.

O 10º Congresso de História do Grande ABC será realizado de 3 a 6 de novembro em São Caetano. As inscrições estão abertas. São gratuitas. Informações na Fundação Pró-Memória, responsável pelo Congresso. Ou pelo site www.fpm.org.br/; telefone 4223-4780.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 28 de outubro de 1979

Manchete - Liderança de São Paulo pode mudar futuro do País, diz Arraes (Miguel, ex-governador de Pernambuco).

Editorial - MDB não sai de sua enganadora posição.

Comércio - Casas Bahia inaugura loja em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Entre 1978 e 1979 o grupo inaugurou 12 novas filiais.

Crônica 1 - "Minha telepatia funcionou e o Sinatra vem aí, numa boa" (Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi).

Crônica 2 - "O duro ofício de ser vice-prefeito numa cidade grande" (Guido Fidelis).

Crônica 3 - "Línguas soltas, cérebros em ponto morto" (Diógenes Silva).

Crônica 4 - "O pregador no ônibus da Viripisa" (Américo Del Corto).

EM 28 DE OUTUBRO DE...

1924 - Fídia Zamboni nasce em São Paulo. Arquiteto, artesão, colecionador, projetista, executor da Cidade da Criança, em São Bernardo, e integrante do Movimento SOS Câmara.

1929 - Prefeitura de São Bernardo doa um terreno à Sociedade Beneficente de São José, em Ribeirão Pires.

1939 - Judeus são obrigados a usar uma estrela amarela nos territórios do Reich.

1944 - Fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de São Bernardo, transformada em sindicato em 1947.

1969 - Inaugurado, em São Paulo, o primeiro trecho da Radial Leste-Oeste.

1963 - Fundada a Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Municipais de São Caetano, cujo atual presidente é Rubens Bernardo.

HOJE

Dia do Funcionário Público, Dia Nacional da Juventude, Dia da Vacina e Dia das Flores

SANTOS DO DIA

Anastácia, Faro (ou Farão), Judas Tadeu e Simão Cananeu.

Simão e Judas aparecem juntos nas diversas listas dos 12 apóstolos de Cristo. Simão era originário de Cana e era chamado Zelota. Judas também era chamado Tadeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;