Nacional Titulo
EUA fazem testes de olho biônico em SP
30/03/2001 | 00:20
Compartilhar notícia


O Wilmer Institute do Johns Hopkins Hospital está desenvolvendo um olho biônico, em teste nos Estados Unidos, que poderá ajudar principalmente as pessoas que sofrem com doenças degenerativas de retina, a mais interna das três camadas que compõem o olho humano e responsável pela visão das cores. A pesquisa foi apresentada nesta quinta-feira na Universidade Federal de São Paulo.

O olho biônico consiste na implantação de um chip sobre a retina, feita por procedimento cirúrgico. Os óculos têm uma microcâmera de vídeo, do tamanho de um parafuso, que capta as imagens e as transfere para o chip. O equipamento, por sua vez, transmite as imagens para o nervo ótico, que liga o olho ao cérebro. Este órgão leva os sinais para as fibras nervosas da retina e estas levam as imagens para o cérebro. O chip tem quatro milímetros, é feito de sílica e recoberto por uma camada de silicone.

A pesquisa vem sendo desenvolvida há 13 anos. Hoje, o equipamento custa US$ 30 mil, valor proibitivo para um paciente, já que ainda é considerado um protótipo, e não é produzido em grande escala.

Foram implantados chips em 17 pessoas cegas nos Estados Unidos e os resultados foram considerados animadores. Se toda a pesquisa correr dentro do previsto, dentro de aproximadamente dois anos os brasileiros poderão usar o equipamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;