Setecidades Titulo Tecnologia e inovação
Região avança em ranking de municípios conectados

São Caetano ocupa a 5ª posição nacional; Santo André e São Bernardo também se destacam

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
13/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Sytems, mapeia municípios com maior potencial de desenvolvimento no País. Entre as sete cidades, apenas São Caetano, São Bernardo e Santo André figuram entre as 100 melhores colocadas. Em relação ao levantamento de 2018, as três subiram de posição. 

A listagem considera indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade dos municípios com base em 11 setores: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia.

Cidade do Grande ABC melhor posicionada, São Caetano está em quinto – no ano passado, ficou no 11º lugar. O município se destacou nos quesitos meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, governança, economia e educação – neste setor, é a primeira colocada em todo País.

São Bernardo está na 18ª colocação – 15 acima em relação a 2018. O município esteve entre as melhores do ranking nacional nos eixos de mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, governança, economia e segurança.

Santo André aparece em 36º, três classificações acima em comparação ao ano passado. A cidade se destacou nas áreas de urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança, economia e segurança.

Segundo Enio Moro Júnior, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), um dos aspectos que justificam a melhora na classificação é a ampliação das redes de dados. “Estes investimentos podem ser explicados por causa da demanda do mercado consumidor e das empresas instaladas.”

O conceito de cidade inteligente leva em consideração planejamento integrado e o uso de tecnologias para desenvolvimento sustentável que traga benefícios aos cidadãos e ao município, afirma Helder Bufarah, diretor da Itron, empresa de tecnologia. O título é importante porque torna o ambiente favorável às empresas tecnológicas. “O processo industrial está mudando e a região precisa atrair companhias inovadoras para manter a evolução”, adiciona o docente da USCS.

Porém, Moro Júnior pontua que o Grande ABC “ainda peca no potencial criativo”. “A região sofre com a falta de ambientes de inovação, como apoio a startups e espaços colaborativos, unindo universidades e o poder público.”

MEDIDAS

Em Santo André, a Prefeitura assegurou que os esforços para se tornar smart city são constantes. Entre as medidas estão a implementação de comunicados da Defesa Civil via SMS ou WhatsApp e informatização das unidades de saúde.

Já São Bernardo salientou que foi a cidade da região que obteve maior crescimento no levantamento. Entre as ações estão a instalação de wi-fi em praças públicas e a criação de aplicativos para os cidadãos.

São Caetano apontou, em nota, que busca constante a excelência de serviços públicos. A gestão destacou medidas que resultaram o bom desempenho no ranking, tais como investimento em fibra ótica, inclusão digital e adoção de assistente virtual para munícipes.

As demais prefeituras não se pronunciaram até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;