Memória Titulo
Arqueologia industrial redescobre São Caetano

Pratos e xícaras de antiga fábrica de São Caetano...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Pratos e xícaras de antiga fábrica de São Caetano são encontrados durante escavação. Material pertencia à Cerâmica Adelinas. Peças estão sendo catalogadas e poderão ir para a Fundação Pró-Memória de São Caetano. 

Este trabalho arqueológico não é inédito no Grande ABC, mas ganha visibilidade. Isso é bom. Pode e deve servir de exemplo. Novos projetos do gênero têm tudo para ocorrer. E as sete cidades ganham condições de fazer escola.

As informações chegam à Memória graças à jornalista Mariângela Devienne Ferreira, ex-Diário.

Fragmentos e história

Texto: Mariangela Devienne Ferreira

Fragmentos de pratos e xícaras foram encontrados no primeiro trecho das escavações de obras da adutora do Projeto Aquapolo, que partiu da Estação de Tratamento de Esgoto ABC, na Avenida Almirante Delamare, em São Paulo, até a Avenida dos Estados, em São Caetano. As escavações cumpriram regulamentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As obras vão levar água de reúso para o Polo Petroquímico Capuava, em Mauá. 

O material encontrado está sendo catalogado, contabilizado e analisado. São cerca de 2.000 fragmentos. Seu destino: o acervo municipal, após liberação do Iphan/SP.

As peças foram encontradas na Rua Professora Maria Macedo a até seis metros de profundidade. Tinham coloração branca e detalhes em pinturas coloridas.

Aos quatro metros de profundidade, foram resgatados fragmentos e peças inteiras, pratos empilhados, tigelas e xícaras. Todos os materiais mostravam defeito de fabricação, indicando serem peças de primeira e segunda queima e provenientes de descarte da fábrica.

De acordo com a arquiteta que coordenou os trabalhos, Karin Shapazian, Louças Adelinas ficava na Rua Pernambuco, esquina com a Rua Professora Maria Macedo, em São Caetano. 

ADELINAS 

Adelinas era próspera. Exportava até para a Argentina. O nome da fábrica homenageava a mulher do proprietário (Manoel). Em 1947, em meio a um turbulento processo de separação do casal, a fábrica foi rebatizada como Manufatura Brasileira de Louças (MBL). Funcionou até 1952. 

AQUAPOLO 

A Aquapolo Ambiental é formada a partir de uma Sociedade de Propósito Específico entre a Sabesp e a Foz do Brasil - empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht. Esta parceria viabilizou a criação de um dos maiores projetos de água de reúso para fins industriais do mundo, tendo como insumo o esgoto tratado.

O Aquapolo envolve investimentos de R$ 364 milhões e tem capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água de reúso para abastecer o Polo Petroquímico de Capuava, em Mauá. A Braskem, que integra o polo, consumirá 65% da produção do Aquapolo, que ainda pode ofertar o excedente de sua produção para outras indústrias da região.

Crônica de Mauá

Depoimento: Luadir Lino Grechi

Na Rua Vitorino Dell'Antonia, em Vila Noêmia - um dos bairros centrais de Mauá - três importantes equipamentos educacionais: a Fama Faculdade, o Senai e a Escola Terezinha Sartori (Viscondão).

No passado, o prédio do Senai era ocupado pela Câmara Municipal. E no espaço da Fama existiu um ginásio esportivo municipal.

Ali foram disputadas olimpíadas colegiais e grandes jogos de futebol de salão, voleibol, basquetebol. Entre os times, um de futebol de salão patrocinado pela Prefar, do empresário José Roberto Preto. 

SANTOS DO DIA 
Adelaide, Adon, Albina, Ananias, Azarias, Eusébio, Isabel e Misael.

Santa Adelaide (Borgonha, França, 931 - Estrasburgo, Alemanha, 999). Foi imperatriz, rainha e prisioneira, mas sempre caridosa, piedosa e amada pelos súditos.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 16 de dezembro de 1981

Manchete - Com 397 votos Congresso aprova inegibilidades
Grande ABC - Comércio fica aberto neste domingo.
Santo André - Patos vivem a duras penas nos espelhos d'água do Paço.
São Bernardo - Cartório de Riacho Grande sob intervenção.
Editorial - Outra vez, o (velho) drama das enchentes
Social - Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, de São Bernardo, promove hoje um chá em benefício das Casas André Luiz. Coordenando o evento estão as mulheres dos diretores da entidade, que tem Décio Borges na presidência.
Futebol - Sebastião Lapola acerta renovação como técnico do Santo André.- Conselho do Aliança aprova fusão com o EC São Bernardo.- Olaria vence o Mesc e conquista o 2º Campeonato Municipal de Basquete Masculino de São Bernardo.

EM 16 DE DEZEMBRO DE...
1911 - Alfredo Sabatini nasce em São Bernardo. Foi esportista e vereador.
1976 - Linha São Paulo a Mauá ganha novos trens.

HOJE
Dia do Reservista e Dia do Teatro Amador.

Trabalhadores

Nascem em 16 de dezembro:

1911 - Joaquim de Almeida, de São Paulo. Operador da IRFM. Residia no conjunto Iapi.
1936 - Dosite Ruiz Cortes, da Espanha. Encanador da Eletrocloro. Residia na Vila Helena.
Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

É NATAL

O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

PRESÉPIO SOCIAL 
A Comunidade Maria de Nazaré, de São Bernardo, realiza a campanha Natal sem fome. Participe. Fica na Rua Araújo Viana, 230, Jardim Silvina. Visitação: segunda-feira a sábado, das 14h às 20h; aos domingos após as missas e no período da tarde.

RESPOSTA DE ONTEM 
O presépio de ontem focalizado por Memória está montado na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André, do pároco Vanderlei Ribeiro. Endereço: Rua Macaúba, 403.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;