Setecidades Titulo
Cidadania em dose dupla na região
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
17/10/2006 | 22:23
Compartilhar notícia


Duas cidades da região recebem neste final de semana mais uma edição do Diário do Grande nos Bairros. As atividades serão realizadas em escolas públicas de Santo André e Mauá, onde milhares de pessoas participarão de ações sociais voltadas à prática da cidadania.

Para movimentar a comunidade do Jardim Guarará, em Santo André, e Jardim Zaíra em Mauá, os responsáveis pelas escolas distribuirão material de divulgação sobre as atrações do final de semana. A expectativa é de que as orientações médicas sejam as mais procuradas, ao lado das atividades infantis e do corte gratuito de cabelo.

A diretora da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Guarará, Marli Luiza de Souza, conta que já atendeu pessoas do bairro em busca de informações sobre o que o evento vai oferecer. “A população quer saber quais serviços terá à sua disposição no sábado. Isso mostra a importância da iniciativa”, diz.

A professora comenta que já estava preparando, com a ajuda dos demais funcionários, um dia social para lazer e informações. “O Diário do Grande ABC nos Bairros veio de encontro às nossas necessidades. No início deste ano realizamos um dia voltado à saúde das mulheres. Estávamos mesmo pensando em repetir a dose. A procura foi muito positiva naquela época”, explica.

Para que tudo ocorra com segurança e tranqüilidade, a Emeief Jardim Guarará disponibilizará 11 salas e dois pátios para receber os voluntários e funcionários públicos que farão o atendimento. Entre eles, destaque para o serviço prestado pela Ouvidoria da cidade, que receberá as queixas dos cidadãos sobre os serviços públicos e privados prestados em Santo André.

Durante todo o dia, haverá uma lista ampla de atividades também para as crianças, que poderão brincar de bola, pular na cama-elástica e participar de gincanas. Os pequenos ainda terão a chance de assistir a desenhos infantis na sala de cinema, além de pintar, no rosto, o visual de suas personagens prediletas.

Mauá – A festa continua no domingo, quando o evento segue para Mauá. Desta vez, o bairro escolhido para receber a ação é o Jardim Zaíra. Bastante populosa, a região é carente em atividades sociais. De acordo com a diretora Rute Áurea Zuim, da EE Jardim Zaíra IV, que servirá de base para as atividades, a comunidade realmente carece da iniciativa.

“Temos um público muito grande a atender aqui no Zaíra. Nosso bairro tem muitos jovens e crianças que precisam de orientação e diversão. Acredito que essa carência fará com que o evento receba um número grande de pessoas”, comenta.

Para atender a todos, a ação social oferecerá desde brincadeiras recreativas a serviços médicos e orientações voltadas ao trabalhador. Quem quiser elaborar currículo ou se inscrever no PAT (Programa de Atendimento do Trabalhador) deve ir preparado, portando RG e carteira profissional.

Nas duas cidades, a programação começa cedo, às 9h. A entrada e participação em qualquer uma das atividades é gratuita e prestada por profissionais competentes de cada área. Para assistência jurídica e cuidados relativos à defesa do consumidor, por exemplo, o evento contará com advogados e atendentes do Procon.

O Diário do Grande ABC nos Bairros é uma iniciativa do Diário em parceria com prefeituras e co-patrocínio da Comgás e Fundação do ABC. Os eventos ainda contam com o apoio do Instituto Embelleze e Sesi.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;