Setecidades Titulo
Bombril trilha carreira para jovens
Aline Mazzo
Especial para o Diário
28/08/2005 | 08:02
Compartilhar notícia


"Queremos devolver à comunidade toda a confiança que ela depositou na nossa empresa." É dessa maneira que o diretor de Recursos Humanos da Bombril, Luis Antônio Carelli, explica a motivação para o projeto social 1001 Oportunidades Bombril. A iniciativa, implementada em março, ajuda a combater a evasão escolar e contribui para a melhoria da qualidade pedagógica. Para isso, proporciona atividades esportivas, culturais e educacionais para crianças e adolescentes carentes do Montanhão, em São Bernardo. A empresa mantém projetos em Pernambuco e em Minas Gerais.

"Tudo começou quando o novo presidente da Bombril assumiu o cargo, em novembro de 2004. Ele decidiu que cada unidade da empresa deveria ter um projeto social", conta Carelli. Na filial de São Bernardo, deveria atender à "educação básica de qualidade", definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma das oito diretrizes para mudar o mundo.

Para o 1001 Oportunidades Bombril foram escolhidos 60 participantes, com idades entre 8 e 16 anos, que têm baixa renda familiar. Metade veio da Emeb Padre Léo Comissari, e a outra da EE Brasília Tonde de Lima, ambas no Montanhão.

Os jovens inseridas no programa têm rotina agitada. Eles vão à escola no período da manhã e, na saída, um ônibus da Bombril os leva à empresa. No local, almoçam e fazem sua higiene pessoal. Depois, estão preparados para as aulas de reforço escolar, informática, esportes e música.

O participante pode escolher duas modalidades esportivas entre judô, jiu-jitsu, capoeira, e atividades coletivas, como futebol, vôlei e basquete. Já na parte de música, eles podem optar entre teoria musical, violão e coral. E todos participam das aulas de reforço escolar e informática. "Aproveitamos que o clube dos funcionários ficava ocioso durante o dia", conta.

Cada criança recebe a bolsa auxílio de R$ 50 mensais. Para isso, o aluno não pode faltar às aulas da escola nem ao projeto, que acontece às terças, quartas e quintas-feiras. "Isso incentiva a criança a não largar o projeto para ter de trabalhar."

Quando os participantes do programa completarem 17 anos, terão garantidas vagas de trabalho na Bombril. Basta escolher a área em que desejam trabalhar, que a empresa investirá no jovem, com cursos de capacitação profissional.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;