Política Titulo
Avamileno imprime marca própria na administração
Giba Bergamim Jr.
Do Diário do Grande ABC
22/12/2004 | 10:19
Compartilhar notícia


O prefeito reeleito de Santo André, João Avamileno (PT), substituiu três fortes secretários remanescentes da gestão do prefeito Celso Daniel, morto em janeiro de 2002, mas manteve parte da atual equipe do primeiro escalão. Avamileno, além de visar imprimir gestão com identidade própria, suprimiu duas secretarias e dois núcleos com o mesmo status, segundo ele, para "diminuir burocracias, agilizar e qualificar o corpo administrativo e gerar economia".

Deixarão o primeiro escalão os irmãos Maurício e Michel Mindrisz, que ocupam atualmente as Pastas de Orçamento e Planejamento Participativo e Saúde. Outro que não consta da lista de futuros secretários de Avamileno é Irineu Bagnariolli, que comanda Desenvolvimento Urbano.

As mudanças estabelecidas pelo prefeito petista visam implementar a marca do ex-sindicalista Avamileno em seu governo e deixam de fora parte significativa do grupo liderado pelo prefeito Celso Daniel, especialmente aqueles que atuavam desde 1997, na segunda gestão. "Estou montando um governo com o meu perfil", disse João Avamileno. Maurício e Michel Mindrisz e Irineu Bagnariolli não só eram homens de confiança no governo como também amigos do prefeito assassinado.

Maurício será substituído pela vice-prefeita eleita, Ivete Garcia, e a vaga de Michel passará a ser de Vânia Barbosa do Nascimento, hoje coordenadora geral de sistemas de alta complexidade do Ministério da Saúde do governo Lula. Vânia já administrou o setor médico da Fundação do ABC e a Faisa (Fundação de Assistência à Infância). Com a nomeação, pelo menos sete dos 15 futuros secretários municipais serão do sexo feminino. A Pasta de Bagnariolli passará a ser denominada Desenvolvimento Urbano e Habitação e comandada por Rosana Denaldi.

O prefeito ainda não definiu os nomes que vão comandar as Pastas de Inclusão Social - desmembrada de Habitação - e de Cultura, Esportes e Lazer, administradas respectivamente por Rosana Denaldi e Acylino Belissomi. Mas adiantou que nem os Mindrisz nem Bagnariolli ocuparão os respectivos gabinetes.

"Eles vão participar do governo, mas não como secretários", declarou o prefeito. A eventual participação dos três significará ocupar cargos de menor importância e salários mais baixos. Entre os quadros de Celso Daniel que saíram durante a gestão Avamileno estão Gilberto Carvalho e Miriam Belchior, que hoje atuam na Presidência da República, e Luiz Fernandes Afonso, atual secretário de Finanças da capital paulista.

Segundo Avamileno, os partidos que o apoiaram nas eleições 2004, como PV, PDT, PMDB, PCB e PMDB devem participar do governo, mas as funções estão indefinidas.

Economia - Avamileno, que anunciou nesta terça a nova composição do primeiro escalão durante reunião no diretório do partido, acrescentou que o novo formato administrativo e organizacional da Prefeitura vai culminar numa economia de R$ 1,7 milhão ao ano aos cofres públicos andreenses.

O secretário de Governo, Mário Maurici - que permanecerá no cargo -, disse que haverá corte de funcionários comissionados, especialmente na EPT (Empresa Pública de Transportes) e nas secretarias que vão ser extintas. São elas: Secretaria de Combate à Violência Urbana, que passará à Secretaria de Governo, e Relações Empresariais - será um departamento da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional e permanecerá sob o comando de Jeroen Klink.

Também serão extintos os núcleos de Comunicação e de Modernização Administrativa, ambos atualmente com status de secretaria, que passarão a integrar, respectivamente, as secretarias de Governo e de Administração e Modernização. Esta última continuará sob o comando de Terezinha Santos.

O atual chefe do núcleo de Comunicação, Eduardo Luiz Correa, continuará no comando do futuro departamento. O secretário de Relações Empresariais, Cezar Moreira, será coordenador da Sala do Empresário.

O novo cargo de chefe de gabinete, com status de secretaria, será de Wander Bueno do Prado, atual secretário-adjunto de Governo e um dos responsáveis pela articulação em torno da governabilidade de Avamileno na Câmara.

Ficam - Também permanecerão em seus cargos de primeiro escalão: Miriam Blois (Obras e Serviços Públicos, antiga Pasta de Serviços Municipais), Marcela Belic Cherubine (Assuntos Jurídicos), Antonio Carlos Granado (Finanças), Cleuza Repulho (Educação e Formação Profissional), Sebastião Vaz Júnior (diretor do Semasa) e João Ricardo Guimarães Caetano (subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense). Do grupo de Avamileno, atuaram na última gestão de Celso: Cleusa, Marcela, Terezinha e Jeroen Klink.

Influência - O prefeito João Avamileno afirmou nesta terça que não houve interferência do deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), líder do governo na Câmara Federal, e do deputado estadual e também petista Wanderlei Siraque.

"Dialogamos, mas eles deixaram o caminho livre para as minhas decisões", afirmou o prefeito. A vice-prefeita eleita, que atualmente ocupa a Presidência da Câmara, Ivete Garcia, é o nome do governo que tem maior ligação e mais contato com o líder Luizinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;