Economia Titulo
É preciso ficar atento às regras do IR
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
25/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem precisa declarar IR (Imposto de Renda) da Pessoa Física 2008 deve começar a se preparar desde já. O início do prazo de entrega da declaração é dia 3 de março, mas especialistas alertam para a importância de o contribuinte atentar para as regras e para as novidades introduzidas pela Receita Federal neste ano.

O alerta se explica: assim como em anos anteriores, quanto mais cedo a pessoa fizer o envio dos dados mais cedo poderá receber a restituição.

E para não correr o risco de enfrentar dores de cabeça, o contribuinte deve observar uma das novidades, que diz respeito à documentação para a entrega do IR: passou a ser obrigatório ter o número de recibo da última declaração entregue, referente a 2007.

Segundo o consultor tributário do IOB, Valdir Amorim, se a pessoa não conseguir localizar o número do recibo, terá de ir até uma agência da Receita para obter essa informação. “Se deixar para abril (o prazo da entrega se encerra em 30 daquele mês), poderá enfrentar fila”, adverte.

Mas há diversas outras inovações que também merecem atenção. Neste ano, o órgão federal limitou ainda mais o uso do formulário. Quem pretende se beneficiar de deduções de contribuição patronal paga à Previdência por empregador doméstico, por exemplo, tem de fazer o envio pela internet ou por disquete.

Outra mudança: agora é necessário colocar na declaração o CPF de todo dependente com mais de 18 anos. No ano passado, a obrigatoriedade era para idade acima de 21 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;