Memória Titulo COLUNA
Lá vão eles, zelando pela cidade

Os garis de Santo André celebram a sua data

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A data foi ontem, Dia do Gari, mas a celebração será hoje em Santo André. Um almoço especial será servido na Associação dos Servidores do Semasa especialmente para eles. Fazem parte do DRS (Departamento de Resíduos Sólidos), o que os leva a todas as partes da cidade.

‘Gari’ é uma referência a Pedro Aleixo Gary, de nacionalidade francesa. Ele foi o primeiro a assinar um contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial, em 1876. Empresa que removia o lixo das casas e praias do Rio de Janeiro.

O contrato venceu em 1891. Pedro foi substituído pelo primo, Luciano Gary. No ano seguinte a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade. Um fracasso.

Tempo das carroças, charretes, transporte animal, que sujavam as ruas da Capital Federal. Ficou a expressão: ‘Chamem a turma do Gary’. E gari é até hoje e o 16 de maio é Dia do Gari.

Há 40 anos o trabalho de gari era realizado exclusivamente por homens no Grande ABC. Aos poucos foi dividido com as mulheres. Homens e mulheres que dão um tempo hoje e celebram a data.

A caminho do Consórcio

Na retrospectiva dos fatos registrados nas férias da Memória, uma reunião dos prefeitos em Ribeirão Pires. Luiz Carlos Grecco recepciona seus colegas da região.

Estes encontros periódicos, em revezamento pelas sete cidades, dariam origem ao Consórcio Intermunicipal, com seus altos e baixos. 

Cada encontro é devidamente documentado pelo Diário, e as imagens e informações formam no Banco de Dados do jornal.

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 17 de maio:

- Em Santa Catarina, Biguaçu e Dona Emma
- Em Minas Gerais, Carvalhópolis
- No Rio Grande do Sul, Flores da Cunha e Santa Maria
- No Mato Grosso, Nossa Senhora do Livramento
- No Paraná, Virmond

Fonte: IBGE

'Lobisomem existe'

Com os olhos propriamente não vimos nada. Estava escuro. Mas nossa imaginação viu. Daí em diante, ficamos ressabiados e prestávamos atenção a qualquer ruído lá fora. Podia ser o lobisomem.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 17 de maio de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 17 de maio de 1989 – ano 32, edição 7067

ManchetePrefeitos vão à Justiça pela Billings. Ação civil pública contra o governo do Estado vai tentar o embargo da barragem móvel do Tietê

Indústria – Leilão da Coferraz vende último lote. Siderúrgica faliu em dezembro de 1982, deixando 1.231 trabalhadores desempregados, de duas unidades na região: em Santo André e São Caetano.

Em 16 de maio de...

1919 - O operário Aniceto Salgado caiu sobre um cabo em movimento no viaduto nº 4 da Serra Nova, da Estrada de Ferro São Paulo Railway. Recebeu os primeiros curativos em Paranapiacaba e foi internado no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Nota - Serra Nova, nome do segundo sistema funicular entre Paranapiacaba e Piaçaguera, o que está hoje em desuso, deteriorando-se. Serra Velha, nome do primeiro funicular, é ocupado hoje pelo sistema cremalheira, em pleno funcionamento, mas apenas para o transporte de carga, não de passageiros.

- Do noticiário do Estadão: as novas fronteiras da Bulgária.

Hoje

- Dia Mundial das Telecomunicações
- Dia Mundial da Internet, criado em 2015

Santos do Dia

- Basila
- Restituta




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;