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Ribeirão lança campanha para evitar filas na saúde
Por Luciana Yamashita
Do Diário do Grande ABC
25/10/2007 | 07:06
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Para diminuir os casos de pessoas que marcam consultas ou exames e não comparecem na data agendada, a Prefeitura de Ribeirão Pires lançou a campanha de conscientização Sem faltas a fila anda. O número de desistências na rede de saúde pública do município chega a 30%. Exames de ultra-som chegam a ter 40% de faltas.

“Como os casos de ausência são muitos, os encaixes não preenchem as vagas de atendimento que restaram e os médicos ficam ociosos mesmo havendo fila de espera”, afirma o secretário de Saúde e Higiene e vice-prefeito, Jorge Luis Mitidiero.

Neste ano foram marcadas 77.659 consultas nas nove UBSs do município. Destas, 22.647 pessoas faltaram e 5.519 consultas foram feitas sem terem sido agendadas.

A secretaria resolveu lançar a campanha após verificar que o número de faltas no Saúde em Dia – espécie de mutirão para acabar com a fila de espera dos exames laboratoriais – chegou a 60%.

Não comparecer ou não desmarcar uma consulta faz com que a espera por atendimento aumente. Até o mês passado, aguardava-se até 90 dias. Atualmente, o prazo é de três dias para realizar o exame após ter passado no médico. “A meta é continuar com o atendimento quase imediato”, explica.

A campanha de conscientização e responsabilidade contará com faixas, folhetos e a seguinte mensagem nas guias das consultas marcadas: A Secretaria de Saúde adverte: faltar à consulta ou aos exames é prejudicial à saúde do próximo.

“Será uma campanha maciça e de repetição para conscientizar a população de que é preciso cancelar a consulta se o paciente não puder comparecer na hora marcada”, afirma o secretário Mitidiero.

Para reforçar o atendimento, serão contratados mais dois médicos ultra-sonografistas – hoje, são três.

OUVIDORIA

A partir de novembro, a Secretaria de Saúde e Higiene terá uma ouvidoria para receber reclamações e sugestões da população. A cidade já conta com um serviço semelhante, mas a da saúde funcionará ligada diretamente ao gabinete da pasta. O contato poderá ser feito por telefone ou email.

“O serviço ajudará a rastrear problemas e a melhorar o atendimento ao paciente. As pessoas têm reclamações consistentes e os problemas podem ser simples de solucionar”, acredita o secretário.

SERVIÇOOuvidoria da Saúde de Ribeirão Pires – Tel.: 4822-8018. E-mail: ouvidoriasaude@ribeiraopires.sp.gov.br



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