Memória Titulo COLUNA
Nossas origens musicais

São do século XIV os primeiros registros das bandas de música da região

Ademir Médici
07/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Os bailes carnavalescos realizados em Santo André nos três dias foram muito concorridos e bastante animados, abrilhantados pela banda de música de São Caetano.”
Cf. O Estado de S. Paulo, 9-3-1919, do noticiário enviado pelo correspondente de São Bernardo.

***


As bandas musicais de São Caetano. Há 100 anos fazia sucesso esta que animou o Carnaval de 1919 em Santo André e em outros pontos da região.

O pesquisador Narciso Ferrari cita uma tradição ainda mais antiga, o Corpo Musical Casa de Savoia, fundado e regido por Giacchino Capocchi e mantido pela Società do Mutuo Soccorso Príncipe di Napoli.

Há uma linda foto da banda Savoia, datada de 1906. Na imagem, já divulgada de diferentes maneiras, estão italianos e descendentes dos primeiros colonos fundadores de São Caetano, “orgulhosos da fama de que a banda gozava”.

Provavelmente, vários daqueles músicos animaram o Carnaval andreense de 1919. Bastava tomar o trem em São Caetano e descer na então estação seguinte, a de São Bernardo (hoje Santo André), subir a Oliveira Lima e animar aquele povo que formava uma nova cidadania.

Hoje Narciso Ferrari fala de outra banda musical a sua cidade de São Caetano.
 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 7 de março:

- Em São Paulo, Pirangi. Elevado a município em 1935, quando se separa de Jaboticabal
- Em Minas Gerais, Alto Rio Doce
- Na Paraíba, Cruz do Espírito Santo
- No Amazonas, Lábrea

Fonte: IBGE

Interação com Facebook
 

‘O poder, numa terra muito estranha’

Caos Primeiro é uma cidade cercada por armadilha.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 7 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 7 de março de 1989 – ano 31, edição 7006

Manchete – Exportação cai, mas a venda de autos sobe 20%
Grande ABC – Os sete prefeitos se reúnem na próxima sexta-feira em São Caetano, e PT propõe a criação da microrregião.
Política – Vereadores de Santo André querem dar fim ao uso obrigatório de paletó e gravata nas sessões. A proposta é encaminhada pela bancada do PT.
Santo André – Prefeito Celso Daniel pretende formar frente contra a Sabesp.
Comércio – De Meo chega à região com pique de jovem. Aos 94 anos, ela é uma das gigantes na venda de ferragens e ferramentas e se instala na Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, esbanjando saúde. Reportagem: Elianete Simões.
Educação – Professor Eduardo Domingos Bottallo toma posse na direção da Faculdade de Direito de São Bernardo, no lugar do professor Farid Casseb.
Rendas – Antonio Pereira é o novo delegado da Receita Federal em Santo André. Substitui a Marcionil Xavier.

Em 7 de março de...

1919 – A Prefeitura de São Bernardo, então com abrangência sobre todo o atual Grande ABC, esboçava projeto para reunir as escolas públicas dos vários distritos, fazendo surgir novos grupos escolares, a exemplo do Grupo Escolar de Santo André.

O plano era o de criar um grupo escolar na sede do município, hoje Centro de São Bernardo. E mais os seguintes: São Caetano, Alto da Serra (Paranapiacaba) e Ribeirão Pires.

Internacional
- Do noticiário do Estadão: as greves nos Estados Unidos; o conflito entre a Itália e os iugoslavos.
- Do noticiário do Correio Paulistano: a Inglaterra perdeu 20 mil homens da Marinha Mercante durante a guerra.
1969 – Curso Singular anunciava exames para distribuição de bolsas de estudo: são preparados vestibulandos para as faculdades de engenharia, arquitetura, matemática e física.
Nota – O Singular se insere hoje, meio século depois, como um dos mais fiéis e antigos anunciantes do Diário do Grande ABC.
-Rua do Comércio, em Ribeirão Pires, ganha ‘tartarugas’ em seu trecho inicial, dividindo a via em duas pistas.
1974 – Curiosa notícia publicada pelo Diário: “O industrializado Grande ABC ainda pode apresentar a cena surpreendente de uma dezena de vacas leiteiras atravessando a Avenida Príncipe de Gales. A cena é vista todas as manhãs, quando o gado é levado a pastar, após ordenha, às margens do Tamanduateí”.
- Assembléia realizada no Paço Municipal constitui a Prodasb (Processamento de Dados de São Bernardo), empresa de economia mista.

Santos do Dia

PERPÉTUA E FELICIDADE. Viveram no século 3º. Foram sacrificadas no dia 7 de março de 203. As lembranças e anotações escritas por Perpétua formam um livro com o título ‘Paixão de Perpétua e Felicidade’. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;