Setecidades Titulo Na segunda-feira
Paço agenda reunião com docentes da FSA

Encontro terá como pauta grave crise enfrentada pela instituição, inclusive demissão de professores

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A Prefeitura de Santo André convocou para segunda-feira, às 11h, reunião com representantes do Sinpro-ABC (Sindicato dos Professores do Grande ABC) e docentes da FSA (Fundação Santo André) para definir possíveis medidas a serem tomadas pela administração municipal diante das graves crises administrativa e financeira enfrentadas pela instituição de ensino superior.

O encontro, que deverá reunir representantes da secretaria municipais de Governo e Educação, segundo o sindicato, foi confirmado ontem, horas antes de a categoria realizar protesto no plenário da Câmara de Santo André. “Estávamos solicitando essa reunião desde dezembro e, a partir do que for debatido na segunda, nossa intenção é conversar com os vereadores para que, juntos, possamos unir forças em prol da recuperação da Fundação Santo André”, afirma Marcelo Buzetto diretor do Sinpro-ABC.

Além de pedir a reintegração de 35 professores demitidos em dezembro, a categoria busca ainda encontrar solução referente aos problemas vivenciados por funcionários, como atraso no pagamento de proventos, 13º salário integral e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Em protesto realizado ontem, durante sessão na Câmara, docentes fizeram duras críticas à postura da direção da instituição, sob responsabilidade do reitor Francisco José Santos Milreu. Com gritos de “Fora, Milreu”, manifestantes pediram troca do reitor e reforçaram, ainda, a necessidade de pacto entre vereadores e representantes do Executivo para interferir na crise da Fundação Santo André. “Este pacto é essencial para a sobrevivência da Fundação. Cenário agravado com a atual reitoria”, disse José Carlos Oliveira Costa, 63 anos, professor de engenharia da instituição e representante do Sinpro-ABC.

Durante o protesto, o docente chegou a ser intimado por um funcionário da Fundação Santo André, identificado apenas como Rogério, a receber envelope e assinar um protocolo. Porém, Costa negou-se a efetuar a ação. Vereadores chegaram a intervir, ao citar possível demissão, porém, a informação não foi confirmada.

Desligado do quadro de funcionários da FSA em dezembro, o professor Ricardo Alvarez fez uso da tribuna para criticar a omissão da atual direção da instituição diante do cenário de crise. “Não será essa reitoria que colocará a Fundação nos trilhos.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;