Setecidades Titulo Um dia especial
Jovem em tratamento de câncer ganha festa surpresa de 15 anos

Vinda do Piauí, Erisvania da Costa Moreira mora na Casa Ronald McDonald

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
12/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Realização de um sonho. Foi esse o sentimento que marcou a tarde de ontem para Erisvania da Costa Moreira, que ganhou festa surpresa de 15 anos, completados no dia 4. A jovem passa por tratamento de osteossarcoma – câncer no osso – no Hospital Santa Marcelina e está hospedada na Casa Ronald McDonald ABC, em Santo André, desde agosto de 2017.

Diagnosticada com a doença em sua cidade natal, no Canto do Buriti, no Piauí, Erisvania foi desenganada pelos médicos, que deram somente 30 dias de vida para a jovem, segundo os pais. Passados um um ano e quatro meses do início do tratamento, a menina não esconde a emoção pela festa. “Estou muito feliz, me sinto uma princesa. Nunca imaginei ganhar uma festa desse tamanho.”

Erisvania escolheu e provou vestido, sapato e acessórios. Além disso, passou por um dia de beleza no salão de cabeleireiro. Até então, não sabia o motivo de toda a ‘brincadeira’. “Estou muito emocionada. Só tenho a agradecer, e muito, à casa Ronald McDonald e todas as pessoas que me proporcionaram essa alegria”, disse.

A família da menina é de origem humilde. Seus pais, roceiros, não tinham condições financeiras para custear tratamento para ela no Piauí, além do que, teria de esperar no mínimo três meses para ter acesso ao recurso ofertado pelo Estado. “Não podia esperar nem 20 dias, já que disseram (médicos) que ela só viveria um mês. Então uma colega que trabalha no hospital daqui (Santa Marcelina) arrumou vaga para Erisvania e nos apresentou a Casa Ronald”, explicou o pai, Vicente Moreira Alves, 43 anos.

Para ele, a fé é a prova de que o amor à vida está acima de tudo. “Hoje (ontem) me sinto o pai mais privilegiado do mundo vendo essa festa e o carinho de todos com a minha filha.”

Sua mãe, Eliana Silva da Costa, 37, disse que não tinha palavras para descrever tamanho sentimento em ver a filha comemorando os 15 anos. “Pedi (no Instituto) para que fizessem um bolinho para ela e deram essa festa. É muita emoção, sou muito agradecida. Esse (15 anos ) é o início de um novo ciclo na vida da Erisvania.”

Responsável pela área de relacionamentos da instituição, Rosemeiri Silva disse que muito além da alegria e satisfação de proporcionar a festa a Erisvania, é ver as crianças – 24 estão hospedadas na casa em tratamento e foram convidadas para a comemoração – sentirem a energia boa de alegria e vida. “Eles (crianças em tratamento) passam os dias no hospital. Poder vê-los brincando com tanta alegria é impagável.”

A festa aconteceu com a ajuda e apoio de parceiros do instituto, por meio de doação. A proprietária do Buffet Levados da Breka, no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano, doou o espaço, comes e bebes, e sentiu que fez parte desse momento da garota. “Realizo um sonho, posso ajudar e fazer parte dele”, disse Silmara Teresa de Souza.

Os funcionários do espaço participaram da festa de forma voluntária. Além disso, personagem que se veste de princesa fez questão de coroar a jovem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;