Economia Titulo
Piso Loft é base de teste para lojas com experiência de rua
Por Hugo Cilo e Rita Camacho
Do Diário do Grande ABC
05/12/2004 | 14:49
Compartilhar notícia


A inauguração do Piso Loft no Shopping ABC servirá como base de testes para que seis das 15 lojas experimentem um novo tipo de público. Esse será o caso da Puma, ABC Dog, Café Loft, Caçula de Pneus, Nivaldir e Artes do Oriente. As demais lojas já trazem na bagagem o conhecimento de quem vive a rotina de um comércio dentro de shoppings.

O novo desafio, no entanto, não intimida os estreantes. A loja de artigos esportivos Puma, por exemplo, aposta todas as fichas no poder de consumo do Grande ABC para consolidar o retorno da marca ao Brasil após 11 anos fora. "Viemos para ficar e o Loft ABC será o recomeço de uma indeterminada estadia", diz Tércio Alexandre Carneiro da Silva, gerente-financeiro da Puma.

Segundo Silva, a Puma – multinacional de capital alemão – voltou há dois anos com "força total" e prevê crescimento de 20% em 2005, mesmo índice registrado nos primeiros 24 meses da empresa no Brasil. O executivo garante que a loja no Shopping ABC terá os mesmos padrões de qualidade da sede em São Paulo, na rua da Consolação.

Assim como a Puma, outras novatas em shopping desembarcam no Grande ABC sem medo do futuro. O centro automotivo Caçula de Pneus – rede com 18 unidades na Grande São Paulo – possui duas lojas na região e afirma ter experiência em lidar com esse público. "Nossa unidades em São Bernardo e São Caetano nos dão base para investir R$ 1 milhão sem medo", destaca Carlos Alberto Delphim Pereira Costa, diretor de marketing da Caçula.

De acordo com Walterly Perucci, diretor da pet shop ABC Dog, de sede no bairro do Morumbi, em São Paulo, a região está entre as melhores do país para abrir um novo negócio e, por esta razão, desponta na lista das alternativas de expansão de capital.

  

Estratégia – A Drogão, que já possui unidade no local, vai experimentar pela primeira vez no ABC o que já pratica em São Paulo, no Shopping Ibirapuera, por exemplo: duas unidades em funcionamento no mesmo centro de compras. "Uma pesquisa demonstrou que o cliente de shopping, muitas vezes, não identificava a presença do Drogão. Por isso, adotamos a estratégia e cercamos também a concorrência", explica Nelson de Paula, diretor de marketing da Drogão.

Nos lugares em que a rede está presente em duplicidade a segunda loja fatura em média 60% do total da pioneira. A rede atua também na capital e no interior com 52 lojas, 34 delas em shoppings. No ABC, a Drogão está presente ainda nos shoppings Metrópole, em São Bernardo, e no ABC Plaza, em Santo André. "A região tem característica de público exigente, de comportamento fiel", avalia o diretor.

A Nivaldir é outro exemplo. O desafio da loja de departamentos é repetir no shopping o sucesso que desempenha em cinco lojas de rua na região: três na Oliveira Lima, em Santo André, e duas na rua Marechal Deodoro, em São Bernardo. Todas abertas entre 1992 e 1998. "Muitos clientes pediam para termos uma unidade em shopping", conta o diretor de marketing Fabiano Pereira. A loja do Piso Loft deve ser inaugurada entre 22 e 29 de janeiro, com vistas no período de volta às aulas. Pereira não revela os investimentos, mas garante que os consumidores terão à disposição cerca de 20 mil itens.

No shopping, a Nivaldir não só vai sofisticar seu mix (papelaria, brinquedos, bonbonnière, entre outros) como vai introduzir o serviço de lista de presentes para casamentos. Outras novidades serão a oferta do serviço de revelação digital de fotos em uma hora e o incremento nos suprimentos de informática. Os 50 funcionários devem ser selecionados entre os que tiverem bom desempenho durante o trabalho temporário de Natal nas demais lojas da rede. "Tentaremos identificar também os que possuem perfil para atuar em shopping."

Acostumada a atuar em feiras e eventos, a RPTC Brasil, importadora de produtos iranianos sediada na capital, também escolheu o Grande ABC para estrear em shoppings. A outra opção estudada era Alphaville. No Piso Loft, com o nome ainda provisório de Artes do Oriente, a loja vai oferecer a partir de janeiro porcelanas, artesanatos, jóias e tapetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;