Economia Titulo
Estabilidade dá segurança para investir em imóveis
Da Agência Brasil
14/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A estabilidade econômica vivenciada atualmente pelo mercado doméstico torna cada vez mais seguro o investimento em imóveis residenciais, tanto quanto adquiridos como forma de poupança ou como fonte de rendimento. A opinião é do vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças), Luiz Calado.

Segundo ele, o imóvel trata-se de um bem que agrega valor de geração para geração e está no imaginário de todos que desejam a tão sonhada casa própria. Mas, apesar de o mercado imobiliário estar superaquecido, batendo recordes de venda - a Caixa Econômica Federal, por exemplo, está oferecendo 450 imóveis no Feirão da Casa Própria, em 13 cidades do país - o advogado Pedro Lessi, especialista em direito imobiliário e do consumidor, alerta para a necessidade de alguns cuidados antes de fechar negócio, principalmente na compra de imóveis usados.

Na aquisição de imóveis antigos o advogado sugere que o comprador seja cuidadoso e exija documentos como a certidão vintenária - para casos de imóveis com mais de 20 anos de construção - e também certidões pessoais das pessoas que foram proprietárias no período. Segundo ele, pode ocorrer casos de venda anterior a outra pessoa e a negociação pode parar na Justiça.

Mesmo na aquisição de imóveis novos, o comprador deve verificar se a empresa construtora recolheu a alíquota destinada ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), referente à obra. O comprador deve também solicitar a certidão negativa de débito do imóvel e verificar se a hipoteca do terreno está regularizada.

A movimentação do mercado imobiliário pode ser contabilizada também a partir dos empréstimos concedidos pela Caixa para o setor. Só neste ano, o banco emprestou R$ 22,7 bilhões para a compra da casa própria - com dados atualizados até o último dia 10. O resultado alcança tudo o que foi destinado a operações de crédito habitacional em 2008, além de ser 123% superior aos R$ 10,18 bilhões contratados até o dia 10 de maio do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;