Internacional Titulo
Cubano que transformou carro em barco é repatriado pelos EUA
Da AFP
12/02/2004 | 08:40
Compartilhar notícia


Marcial Basanta, o refugiado cubano que conseguiu chegar ao território americano em um automóvel modelo Buick, transformado em barco, foi repatriado pela segunda vez nesta quarta-feira.

Ao desembarcar em Havana, Basanta lamentou a decisão americana em entrevista à imprensa: "Sempre pensei que levariam em consideração o fato de termos chegado aos EUA de carro, que já havíamos tentado fazer a viagem duas vezes, que tínhamos problemas em Cuba. Chegar de novo, voltar a tentar... Sempre pensei que o governo dos Estados Unidos nos apoiaria nisso, que nos daria o visto", afirmou. Eles saíram de Cuba no dia 2 de fevereiro a bordo de um Buick, adaptado por eles mesmos para navegação, na segunda tentativa de viver nos Estados Unidos. Em julho passado, tentaram fazer o trajeto em um caminhão Chevrolet ano 51.

"Saímos por volta das 22h com o carro (o Buick), às 8h do dia quatro estávamos a 16 milhas de Cabo Maratón. Lá, um avião americano nos localizou e tivemos até as 18h para chegar à terra firme, mas era quase impossível. Às 18h nos colocaram em um barco americano", narrou Basanta.

Após o resgate dos refugiados pela Guarda Costeira, o carro foi afundado por questões de segurança, de acordo com funcionários americanos. "O carro, afundaram, segundo eles (os americanos), nós não vimos", disse Basanta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;