Internacional Titulo
Governo Iraquiano quer extradição de funcionários de Saddam
Da EFE
12/12/2003 | 11:28
Compartilhar notícia


O Conselho de Governo iraquiano pensa em pedir a extradição dos responsáveis do antigo regime de Saddam Hussein e de todos aqueles que tiveram cargos oficiais e agora vivem no estrangeiro.

O ministro das Relações Exteriores do Governo provisório iraquiano, Hoshiar Mohamed Zebari, atualmente de viagem pelos seis países do Golfo Pérsico, fez o anúncio em sua visita ao Catar.

"Uma vez criado o tribunal especial para julgar os ex-responsáveis de crimes contra a Humanidade, e quando este solicitar sua extradição, tomaremos as medidas apropriadas", disse o ministro.

Dezenas de responsáveis do regime de Saddam, incluindo os ministros, foram para países vizinhos, sobretudo os Emirados Árabes Unidos e o Catar, para evitar que fossem perseguidos judicialmente.

Entre eles, está o último ministro da Informação do regime, Mohamed Said Al Sahaf, o embaixador na ONU Mohamed El Duri e o ex-chefe do estado-maior do Exército Nizar Khazarji, que em 1995 desertou para se estabelecer na Jordânia e mais tarde em Abu Dabi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;