Setecidades Titulo Segurança
Central de emergência deixa a região em alerta 24 horas

Inaugurado ontem, CGE fará monitoramento permanente das condições meteorológicas para alertar defesas civis

Por Yara Ferraz
09/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


Seis das sete cidades – exceto Diadema – estarão em alerta permanente a partir de agora com relação à possibilidade de chuvas intensas, daquelas que podem provocar alagamentos ou ameaçar populações que vivem em áreas de risco. O monitoramento das condições meteorológicas será feito 24 horas por dia, os sete dias da semana, pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), instalado na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em Santo André, e inaugurado ontem.

O local, primeiro equipamento regional do tipo, permitirá informar às defesas civis dos municípios os locais onde a chuva será mais intensa, de modo que possam agilizar as ações e evitar acidentes ou tragédias causadas por deslizamentos de terra, por exemplo. 

As previsões enviadas aos municípios valem para 24 horas, detalhadas por período (manhã, tarde e noite). Além disso, é feito resumo dos próximos três dias. “É uma ferramenta que vai servir como amparo para as ações da Defesa Civil dos municípios, levando informações de maior precisão com antecedência, visando prevenir tragédias”, destacou o prefeito de São Bernardo e presidente da entidade, Orlando Morando (PSDB). 

Conforme explicou o meteorologista Caio Souza, representante da Squitter, empresa vencedora da licitação para a manutenção do centro, o profissional vai fazer a leitura das informações diariamente. Fora do horário comercial e aos fins de semana, o monitoramento continua a ser feito, porém, na sede da empresa, localizada em São José dos Campos, Interior de São Paulo. “O meteorologista vai chegar aqui de manhã e ler as informações como lê um jornal. Vai fazer uma interpretação segura e, a partir daí, fornecer a previsão”, disse Caio Souza.

Inicialmente o centro integra 48 pluviômetros e aproximadamente 60 câmeras de administrações municipais. Porém, o objetivo é chegar a 160 aparelhos de medição até o fim de abril. Segundo o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, os pluviômetros passaram por manutenção realizada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais), localizado em Brasília.

“Na próxima semana, tenho uma reunião em Brasília com o pessoal da ANA (Agência Nacional de Águas), com o objetivo de trazer para o sistema em torno de 40 fluviômetros, que medem os níveis dos rios.”

O coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Luiz Antonio Costa, aponta que o principal ganho é a qualidade das informações. “Vamos ter um trabalho de interpretação específico para a região, condição que não tínhamos. Então vamos poder direcionar mais atenção a determinada região ou município que estiver mais afetado do que o outro”, afirmou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;