Política Titulo
Lula e Bush voltam a discutir promoção do uso de etanol
Por Das Agências
31/03/2007 | 22:30
Compartilhar notícia


Pela segunda vez em menos de um mês, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e dos EUA, George W. Bush, se encontram para discutir formas de promoção do uso global de etanol como uma alternativa ao petróleo.

Neste sábado, os dois estiveram juntos em Camp David – a casa de campo da Presidência americana –, no estado de Maryland. Lula chegou na noite de sexta-feira e pernoitou na Blair House, próxima à Casa Branca, em Washington. O presidente brasileiro foi recebido, na tarde deste sábado, por Bush e pela primeira-dama Laura Bush. Sem gravatas, os dois seguiram de carrinho de golfe até a propriedade.

Além do etanol, também foi tema de discussão em Camp David a retomada das negociações sobre o fim de susbídios e taxas sobre produtos agrícolas na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Essa é a primeira vez, desde 1991 – quando o mexicano Carlos Salinas de Gortari se hospedou lá –, que um presidente americano recebe um colega latino-americano em visita oficial à casa de campo. Fernando Henrique Cardoso foi recebido em Camp David pelo então presidente Bill Clinton, mas não em visita oficial.

No início de março, Bush veio ao Brasil justamente para discutir o mercado de etanol, assunto que interessa diretamente aos americanos.

Durante os dois dias que esteve no País – 8 e 9 –, o presidente americano visitou, junto com Lula, um terminal da Transpetro, em Guarulhos e se encontrou com jovens da ONG Meninos do Morumbi.

“Os presidentes consideraram que havia itens importantes na agenda para continuar a conversa. Consideramos São Paulo como a parte um e Camp David, parte dois dessa discussão”, disse o diretor do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Dan Fisk.

Antes de voltar ao Brasil, o presidente Lula participaria de um jantar oferecido por Bush na noite deste sábado. O retorno está marcado para a manhã deste domingo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;