Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Ginecologia e obstetrícia voltam a atender toda a rede do município

Governo passa a oferecer serviços em dez UBSs; até 2016 eram cinco

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
06/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Moradoras de Ribeirão Pires agora encontram atendimento de ginecologia e obstetrícia em todas as dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Até o ano passado, apenas metade oferecia o serviço, que passou a estar disponível também nas UBSs Quarta Divisão, Jardim Caçula, Vila Sueli, Centro e Santa Luzia.

O tempo entre o agendamento e a consulta varia de três a 30 dias, de acordo com a demanda da unidade. De janeiro até o fim de março, a atenção básica do município realizou 3.853 atendimentos ginecológicos e obstétricos.
A rede municipal conta com 21 ginecologistas obstetras. Segundo a Prefeitura, para a retomada do atendimento na área, a Secretaria de Saúde e Higiene reorganizou processos de trabalho, sem a necessidade da contratação de novos profissionais. A Pasta aprimorou a gestão da escala de trabalho dos profissionais da área ginecológica e obstétrica da rede, direcionando um médico plantonista que atendia no Hospital Maternidade São Lucas aos serviços da atenção básica, “sem causar prejuízos à equipe de atendimento” do equipamento hospitalar, ressalta.

Outra questão retomada neste ano pela administração foi a realização do papanicolau (exame de prevenção ao câncer de colo de útero) nas UBSs. Nos três primeiros meses foram realizados 710 exames.

A Secretaria de Saúde e Higiene também projeta que o atendimento básico de odontologia esteja disponível nas dez UBSs da cidade. Ainda neste mês, dentista voltará a atender na unidade da Quarta Divisão e, nos próximos meses, a previsão é a de que o serviço volte a ser disponibilizado nas UBSs de Ouro Fino, Jardim Guanabara e Santa Luzia.

Para os moradores da região central, o atendimento básico de odontologia é realizado no Centro Odontológico Municipal.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;