Memória Titulo
1917: novo governo municipal no Grande ABC
Por Ademir Medici
15/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


- Os eleitores eram formados pela elite dominante.

- Mulheres não votavam.

- Ao tomar posse, os novos vereadores se reuniam não apenas para a eleição dos cargos do Legislativo – como o de presidente – mas também para a indicação dos novos prefeito e vice-prefeito.

- Empossados quatro vice-prefeitos distritais.



Há 100 anos realizava-se em todo o Estado de São Paulo a posse dos vereadores eleitos em 30 de outubro de 1916 para o triênio 1917-1919.

No Município de São Bernardo – cujo território abrangia o espaço hoje correspondente ao das sete cidades do Grande ABC – foram empossados seis vereadores.

Pelas regras eleitorais vigentes, caberia aos empossados, por via indireta, a eleição para os vários cargos que comporiam a estrutura político-administrativa municipal.

Assim, José Luiz Flaquer, o senador (estadual) Flaquer, foi eleito presidente da Câmara Municipal; Saladino Cardoso Franco foi reeleito prefeito; Godofredo da Câmara Genofre, vice-presidente da Câmara; Antonio Joaquim de Lima, vice-prefeito; e Seraphim Constantino, secretário. O sexto vereador, o farmacêutico João Oliveira Caçapava, ficou sem cargo definido.

Em 1917 havia a figura do vice-prefeito distrital. Eram indicados pela mesa da Câmara para dirigir os quatro distritos do Município de São Bernardo:

Em Ribeirão Pires, capitão Antonio Nunes de Moraes;

Em Paranapiacaba, Joaquim de Araujo Rodrigues;

Em Santo André, José Luiz Flaquer Junior;

Em São Caetano, Décio de Mattos.

 

DOS ANAIS

Naquele tempo não havia a figura do assessor de imprensa. As notícias eram enviadas aos jornais de São Paulo pelos seus respectivos correspondentes. Interessante que a notícia da posse dos novos vereadores foi enviada pela Revista São Bernardo, conforme atesta nota do jornal O Estado de S.Paulo.

Desta revista, que começou a circular em 1916, não temos conhecimento da existência de exemplares. A cada número lançado – a princípio mensal, depois quinzenal – os jornais paulistanos recebiam exemplares e divulgavam, o que nos permite tomar conhecimento da sua existência.

Ainda segundo os jornais, a posse dos vereadores de São Bernardo provocou “geral contentamento”.

A nova mesa da Câmara recebeu um telegrama de Augusto Gomes Pinto. Ele ocupara o cargo de presidente da Câmara de São Bernardo no triênio 1914-1916. Era alto executivo da Tecelagem Ipiranguinha. Agora estava no Maranhão, de onde se congratulava com o novo governo municipal.

Durante a posse, a Câmara de São Bernardo consignou em ata um voto de pesar pelo falecimento de Carlos Schmidt, eleito vereador à Câmara Municipal de Santo Amaro e assassinado no dia anterior ao da posse.

 

ESPECULAÇÕES

Os antigos costumavam lembrar a rivalidade entre as famílias Franco e Flaquer na política da Velha República. E que, em determinado momento, houve a aproximação política do senador Flaquer com o prefeito Saladino contra Alfredo Luiz Flaquer, irmão do senador.

De fato, são especulações históricas.

O certo é que o prefeito Saladino sucedeu a Alfredo Flaquer em 1914 e permaneceu no cargo até cair em 1930, com a Revolução de Getúlio.

A dobradinha formada em 1917 – senador Flaquer presidente da Câmara, Saladino prefeito – é uma peça a mais a indicar a aproximação dos dois caciques políticos. O certo, também, é que 13 anos depois todos cairiam com a ascensão da Nova República. E o novo prefeito, indicado pelo regime getulista, Armando Setti, seria buscado na sede do Município, a ‘Villa’ de São Bernardo.

Pontos para a ‘Villa’ contra a ‘Estação’.

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 15 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6341

Manchete – PMDB apoia suspender o pagamento da dívida externa brasileira

Sistema trólebus – Obras de implantação das canaletas têm apenas um trecho prioritário, em São Bernardo. Nas demais cidades, obras caminham com vagar.

Indústria – Volkswagen do Brasil acumula prejuízos nos últimos quatro anos.

Informática (Ivone Santana) – Micro chegam à primeira escola do Grande ABC, a Escola Estadual Lauro Gomes, de São Bernardo, cujo diretor é o professor Luiz Roberto Alves.

Polícia – Violência bate recorde em janeiro: em 15 dias, 41 pessoas foram assassinadas no Grande ABC.

 

Em 15 de janeiro
1907 – Ângelo Corsato nasce em São João da Boa Vista (São Paulo). Operário ceramista. Indicado pelos trabalhadores da fábrica de louças Adelinas, de São Caetano, foi o segundo candidato mais votado do PST a vereador de Santo André, mas não tomou posse, já que a chapa ‘Os Candidatos de Prestes’ foi anulada.

1917 – Horácio de Andrade, que assassinara na véspera o vereador eleito de Santo Amaro Carlos Schmidt – seu concunhado –, permanece foragido.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a situação na Áustria. Desordens. O conde de Tisza vaiado no parlamento húngaro.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de janeiro:

No Maranhão, Lima Campos.

No Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Paraíba do Sul.

Na Paraíba, Ouro Velho.

Em Minas Gerais, Ouro Verde de Minas, Piedade de Caratinga e Unaí.

Na Bahia, Pilão Arcado.

No Rio Grande do Sul, Veranópolis.

Fonte: IBGE.

 

Hoje
Dia dos Adultos

Dia Internacional do Compositor

 

Santos do Dia
São João Calibita, monge, eremita (século 5). Segundo a lenda, garoto de nobre família, fugiu da casa paterna e vestiu o hábito religioso entre os acemitas, não muito longe de Constantinopla. De volta à casa paterna, sem ser reconhecido, viveu num cubículo (grego kalýbe, por isso o apelido de Calibita), revelando só nos últimos dias de sua vida a verdadeira identidade dele. O cubículo onde vivera foi transformado em igreja; também em Roma lhe foi dedicada uma igreja na Ilha Tiberina.

Fonte: Igreja Ortodoxa Antioquina

 

Isidoro de Alexandria

Mauro (Amaro) de Gália

Miquéias

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;