Setecidades Titulo
Tropa de Choque faz pente-fino para pegar carro roubado em São Caetano
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
16/02/2006 | 07:38
Compartilhar notícia


A Tropa de Choque da Polícia Militar iniciou operação especial em São Caetano para recuperar carros roubados, crime que coloca o município no topo do ranking na região, segundo dados estatísticos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, relativos ao ano passado. A equipe especializada da PM, sediada em São Paulo, ocupa desde terça à tarde principais vias de tráfego da cidade com o objetivo de apreender veículos, deter criminosos e evitar novas vítimas.

A ação, batizada de Operação Bloqueio de Área, vai até a sexta-feira da próxima semana, mas pode se estender por um período maior. Inicialmente, conta com 78 policiais e 26 viaturas, que estão distribuídos, alternadamente, em 15 pontos de São Caetano.

Das 8h às 18h, os policiais realizam bloqueios simultaneamente em cinco locais durante uma hora e 20 minutos. Após esse período, o efetivo é deslocado para os pontos restantes.

Segundo o comandante do 2º Batalhão de Choque, coronel Joviano Conceição Lima, responsável pela operação, a ação foi definida pelo Comando-geral da Polícia Militar na semana passada. “De acordo com o constatado nas últimas estatísticas sobre roubos e furtos de veículos, verificou-se que São Caetano teve um aumento expressivo e era necessário uma medida mais forte para diminuir os índices. Esperamos que a operação surte resultados satisfatórios”, afirmou Lima.

“Fizemos um levantamento sobre as principais vias de tráfego na cidade e assim definimos os pontos de bloqueio. Os locais não são, necessariamente, os pontos onde há mais roubos e furtos. Tivemos atenção especial para a divisa de São Caetano com São Paulo, pois sabemos que muitos ladrões utilizam essa área para fugir após realizar um crime”, disse o coronel.

O resultado dessa operação especial durante 5 horas desta terça foi de 154 pessoas revistadas, 65 carros e 54 motos vistoriados e um suspeito levado até o 3º DP para averigüação.

O balanço desta quarta fechou com 370 pessoas revistadas, 137 automóveis e 99 motos vistoriados, dois carros multados, um documento apreendido e uma pessoa indiciada por portar dez gramas de maconha.

Entre sexta e terça-feira, a Tropa de Choque será substituída por 80 policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e 20 viaturas, pois o policiamento do Choque será deslocado para eventos esportivos e para o show do U2.

“Estudamos ainda utilizar a Rota durante o restante da operação, pois os policiais são treinados para fazer um trabalho mais ostensivo e assim inibir a ação dos criminosos”, acrescentou o coronel.

Recordista – Segundo dados do ano passado, em comparação com 2004, São Caetano ultrapassou Santo André e se tornou o município do Grande ABC, onde houve a maior incidência de roubos e furtos de carros, levando-se em conta a taxa por 100 mil habitantes. A liderança de Santo André ocorreu anteriormente por três anos.

Em números brutos, São Caetano registrou aumento de 44,86% nos delitos, o maior percentual verificado na região. A segunda colocação ficou com São Bernardo (20,66%), sendo o município seguido por Diadema (13,32%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;