Economia Titulo
Rotatividade no trabalho é de 36%, segundo o Dieese
da ABr
19/12/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


A taxa média de rotatividade no trabalho no Brasil é de 36%, excluindo as demissões por transferências, aposentadorias, falecimentos e demissões voluntárias. Isso significa dizer que mais de um terço dos contratos de trabalho são de pessoas que trocaram de emprego no ano passado. Os números são relativos a uma pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e estudos Socioeconômicos) que analisou a rotatividade entre 2007 e 2009.

A maior troca de emprego foi no setor da construção civil com 86,2%, em seguida vem a agricultura com 74,4% e o comércio com 41,6%.

Grande parte dos rompimentos de contratos de trabalho (79%) são de pessoas com menos de dois anos em um mesmo emprego, e dois terços dos contratos são de trabalhadores que ficaram menos de um ano no mesmo emprego.

Em 2009, a maior parte dos desligamentos foram por iniciativa do empregador, 52,1%; e as demissões por iniciativa do empregado somaram 19,4%. Já as demissões por término do contrato de trabalho foram de 19,2%. Segundo o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, essa concentração ocorre em setores específicos. "São contratos temporários - agricultura e construção civil são por empreitada, por safra, o comércio por datas. Portanto, a flexibilização da legislação já existe e esses números provam isso".

Lupi afirmou que essa rotatividade não é boa nem para o trabalhador nem para os empresários. "Tem que ter um diálogo maior com a sociedade organizada, com as entidades dos trabalhadores e dos patrões para mostrar que isso não é bom para ninguém". Ele disse ainda que esse estudo será levado para o Conselho de Relações do Trabalho onde serão debatidos mecanismos para reduzir a rotatividade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;