Setecidades Titulo
Bancos de leite tentam atrair novas doadoras
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/05/2004 | 21:37
Compartilhar notícia


Os dois bancos de leite materno da região, instalados no HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo, e no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, vão aproveitar o Dia das Mães e tentar aumentar os seus estoques. Em ambos, os volumes atuais estão longe de serem considerados suficientes.

“O hospital vem trabalhando com dez litros de leite por dia desde dezembro. O adequado para nosso atendimento seriam 25 litros diários”, afirmou Marisa da Matta Aprille, coordenadora do banco de São Bernardo. Até o fim do ano, o estoque diário era de 480 litros.

Nesta quinta, no HMU, uma cerimônia homenageou 3,9 mil mães doadoras que colaboram com o banco de leite materno da instituição, que já beneficiou 4,8 mil bebês. O hospital completou nesta quinta cinco anos.

Até hoje, cerca de 8 mil litros de leite humano foram arrecadados no HMU. O número representa um grande avanço, segundo Marisa. “Não faz parte da nossa cultura a doação de leite. Mas agora as mães perceberam que isso é fundamental para a sobrevida dos recém-nascidos.”

Shirlei Tessarini, coordenadora do banco andreense, criado há pouco mais de um ano, e que hoje também homenageia as suas mães doadoras, nem admite falar em “estoque”. “O ideal seria termos pelo menos dois meses de estoque, algo como 140 litros. Todo leite é utilizado logo após a liberação do controle de qualidade.” No mês passado, foram colhidos 73 litros de leite. Até esta quinta, a reserva do Mário Covas era de apenas dez litros.

Homenagem – Entre as homenageadas do HMU estava a dona de casa Rosária de Fátima Pereira, 42 anos. Durante dois anos, Fátima doou 2,5 litros por mês, tornando-se a mãe doadora recordista do banco. Ela conheceu o projeto em uma reportagem, antes mesmo de engravidar de Flávia, 2 anos e cinco meses, a caçula de seus três filhos. “Sempre tive boa quantidade de leite e fiquei tocada com a história daquelas crianças. Quando já estava amamentando, procurei o hospital, me cadastrei e passei a doar semanalmente.”

O HMU é considerado pelo Ministério da Saúde referência na região em programas de humanização hospitalar. Atualmente, o hospital mantém, além do banco, três outros projetos. A Casa da Gestante, que recebe as gestantes de alto risco, onde elas recebem atendimento psicológico; o Método Mãe Canguru, no qual os bebês prematuros são colocados em contato com o peito da mãe imediatamente, substituindo a incubadora; e o Projeto Cata-vento, no qual voluntários desenvolvem projetos culturais com os pacientes e auxiliam os funcionários.

Ambos os hospitais mantêm serviços de atendimento para as mulheres interessadas em doar leite. No HMU, o telefone de contato é 4365-1480, ramais 196 e 203; no Mário Covas, 6829-5021.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;