Setecidades Titulo
TV São Caetano mostra sua gente em 28 pontos da cidade
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


A TV São Caetano, em funcionamento desde o fim do ano passado, pretende ser mais que um canal de comunicação da Prefeitura. Espalhado em 28 pontos de repartições públicas, como o Atende Fácil, hospitais e Unidades Básicas de Saúde, o canal conta histórias de quem se orgulha de viver em São Caetano.

É o caso do aposentado João Campana Júnior, 62 anos, três deles no município. Pode parecer pouco tempo para uma pessoa comum, mas não para ele. Campana viveu na mesma casa no Parque São Lucas, na Capital, por 28 anos. Foi assaltado quatro vezes. Veio para o Grande ABC em busca de mais segurança. Encontrou uma vida nova. "Se não tivesse mudado, não estaria vivo para contar essa história."

O que mudou a vida de Campanha foi a Unimais (Universidade da Terceira Idade de São Caetano). "Eu estava em depressão quando comecei a participar das atividades. Consegui me curar e sou outro homem."

Histórias como a de Campana se repetem na Unimais. Mas os alunos só podiam fazer o curso por dois anos. Graças à iniciativa do aposentado de apresentar um projeto diretamente ao prefeito José Auricchio Júnior (PTB), São Caetano ganhou a Unimais Sempre. "Agora posso continuar estudando e não vou perder a razão da minha vida."

São lembranças de pessoas apaixonadas pelo que fazem e pela cidade onde vivem que o quadro Nossa Gente pretende contar.

"É um jeito de aproximar a população do canal, que pretende ser mais que um veículo de informação, mas também um meio de gerar amizades e convívio social", explicou o coordenador da TV São Caetano, Edu Lima. 

PROGRAMAÇÃO
A programação muda a cada 15 dias. O desafio da equipe é garantir programas de qualidade mesmo sem a transmissão de som, pois o sistema é legendado. "Procuramos casar texto e imagem de forma a passar a informação de maneira bem didática, mas, ao mesmo tempo, cativante."

As matérias têm, em média, cinco minutos de duração. Porém, conforme Lima, tudo depende do assunto a ser abordado. "Fizemos reportagens de dez minutos porque havia fôlego para o tema. Mas também não pode ser algo muito extenso, pois o objetivo é que a pessoa consiga assistir enquanto aguarda atendimento nas repartições públicas."

O que a TV São Caetano faz é mais que serviço: o canal é o documentário vivo da história da cidade para o futuro.

 

Programação presta serviço em diversas áreas 

Quer saber que documentos precisa para ter o cartão do Sistema Único de Saúde? Na TV São Caetano, você descobre que basta comparecer com a carteira de identidade e um comprovante de residência à Rede Atende Fácil. O cartão sai em minutos.

É esta a mensagem que o canal de comunicação da Prefeitura pretende passar ao telespectador, geralmente morador da cidade que aguarda atendimento em repartições públicas.

A secretária de Comunicação de São Caetano, Luciana Patara, afirmou que uma das principais missões é buscar alternativas para se comunicar bem com a cidade. "Embora a gente continue trabalhando em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para conseguir a implementação de uma TV regional, não podemos nos acomodar. A população precisa ser informada agora", destacou.

Além de informações úteis sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, o morador da cidade que assiste à TV São Caetano recebe dicas sobre a economia e o mercado regional, fica por dentro das opções de entretenimento na cidade, assim como pode saber sobre oportunidades de emprego.

Também sobra espaço para a cultura e a participação popular nos quadros Minha Cidade, Ativa Idade e Fazendo Arte. Além disso, o morador pode contribuir com a programação por meio do quadro Fiz São Caetano, no qual se pode enviar vídeo de autoria própria.

"Esse projeto estreita o diálogo entre o munícipe e a Prefeitura de maneira dinâmica e interativa", garantiu o coordenador da programação da TV, Edu Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;