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Como são feitos os testes de consumo de combustível?


Especial para o Diário

24/05/2006 | 08:04


Pergunta de Elias Mauro, 35 anos

O ensaio de consumo de combustível, baseado na norma brasileira NBR 7024, é realizado em dinamômetro de rolo em laboratório, capaz de simular as cargas de pista às quais um veículo está sujeito, considerando uma pista plana, sem vento, nas condições normais de pressão atmosférica e temperatura, e utilizando um combustível com padrão controlado.

O ensaio de consumo em cidade é realizado com o carro rodando aproximadamente 17 km sobre os rolos do dinamômetro a uma velocidade média de 34 km/h, após ficar estacionado por, no mínimo, 12 horas em uma área com temperatura controlada de 25 graus. O ciclo de ensaio em cidade possui várias acelerações e paradas similares às que o veículo está sujeito em trânsito urbano.

O cálculo do consumo é realizado por meio das emissões dos gases de escapamento pelo método de balanço de carbono, isto é, por análise estequiométrica, em que toda massa de carbono que sai pelo escapamento nas formas de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono é resultante da massa de hidrocarbonetos do combustível que foi consumido e, conseqüentemente, do volume desse combustível.

Para o ciclo em estrada, o método é o mesmo, exceto pelo ciclo de ensaio que simula uma condição em estrada com uma velocidade média de 78 km/h em um percurso de 16,5 km.

Ford



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Como são feitos os testes de consumo de combustível?

Especial para o Diário

24/05/2006 | 08:04


Pergunta de Elias Mauro, 35 anos

O ensaio de consumo de combustível, baseado na norma brasileira NBR 7024, é realizado em dinamômetro de rolo em laboratório, capaz de simular as cargas de pista às quais um veículo está sujeito, considerando uma pista plana, sem vento, nas condições normais de pressão atmosférica e temperatura, e utilizando um combustível com padrão controlado.

O ensaio de consumo em cidade é realizado com o carro rodando aproximadamente 17 km sobre os rolos do dinamômetro a uma velocidade média de 34 km/h, após ficar estacionado por, no mínimo, 12 horas em uma área com temperatura controlada de 25 graus. O ciclo de ensaio em cidade possui várias acelerações e paradas similares às que o veículo está sujeito em trânsito urbano.

O cálculo do consumo é realizado por meio das emissões dos gases de escapamento pelo método de balanço de carbono, isto é, por análise estequiométrica, em que toda massa de carbono que sai pelo escapamento nas formas de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono é resultante da massa de hidrocarbonetos do combustível que foi consumido e, conseqüentemente, do volume desse combustível.

Para o ciclo em estrada, o método é o mesmo, exceto pelo ciclo de ensaio que simula uma condição em estrada com uma velocidade média de 78 km/h em um percurso de 16,5 km.

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