Internacional Titulo
India elege pela 1ª vez homem castrado como deputado
Por Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 11:30
Compartilhar notícia


Um eunuco indiano (homem castrado que, no Oriente, era guarda dos haréns) foi eleito deputado, pela primeira vez na India, nesta sexta-feira, o que cria um precedente histórico para esta minoria, informou um representante da comissao eleitoral independente.

Shabnam Mausi, candidato independente no Estado de Madhya Pradesh (Centro) foi eleito deputado pelo distrito de Sohagpur, vencendo o candidato atual do Partido do Congresso.

Khairati Lal Bhola, fundador de uma associaçao de defesa dos eunucos (a Sociedade pelo Bem-Estar dos Hijras), declarou que esta vitória é um grande acontecimento para os 1,2 milhoes de eunucos da India.

Desprezados e oprimidos há séculos, os eunucos da India empreenderam sua luta pela dignidade no terreno político, apresentando candidatos às eleiçoes.

Em 1999, cinco hijras já haviam ganho cadeiras de conselheiros, nas eleiçoes locais de Madhya Pradesh, mas esta é a primeira vez que um deles vence nas eleiçoes legislativas.

Os hijras, ``os impotentes' em dialeto urdu, nao se consideram nem homens nem mulheres, mas sim pertencentes a um ``terceiro sexo', apesar de, em geral, se vestirem como mulheres, se maquiarem e adotarem nomes femininos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;