Cultura & Lazer Titulo
Busca atemporal
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
12/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Zenturo: palavra inventada que designa algo que somente uma investigação, por metáforas que representam o sentido do tempo, pode alcançar. É o que procura "Marcha para Zenturo", que estreia sexta, no CCSP (Centro Cultural São Paulo).

A montagem é colaborativa entre o paulistano Grupo XIX e a companhia mineira Espanca!. A dramaturgia é de Grace Passô e a direção é de Luiz Fernando Marques, o Lube, que além de integrar o XIX é também mestre da ELT (Escola Livre de Teatro) de Santo André.

"Começamos pela ideia do encontro. Já nos cruzávamos dentro dos festivais do País. Além da amizade, percebemos uma maneira conectiva de criar, apoiada em dramaturgia própria, criada na sala de ensaio", conta Lube.

Da parceria nasceu "Barco de Gelo", cena inspirada no livro "A Resistência", do argentino Ernesto Sabato, que tornou-se embrião do projeto.

Cinco amigos comemoram a passagem de Ano-Novo no espetáculo. A comunicação flui de maneira estranha para a plateia. O reencontro desencadeia a reflexão em cada personagem. O que pretendiam ser, o que viraram e o que gostariam de ser. A forma de comunicação entre as pessoas e o entendimento subjetivo do tempo são o mote.

Ainda, há a peça dentro da peça, com uma trupe teatral convidada para animar a reunião - que encena trechos de "As Três Irmãs", de Tchekhov -, embaralhando o significado e lançando possibilidades no entendimento do texto.

"A gente propõe uma experiência de provocação para a plateia. O presente estará em cena, contrastando com o passado e o futuro, em atrito a todo instante."

SOMA

Apesar das distintas propostas de investigação das duas companhias - o XIX calcado na História do Brasil, ocupação de lugares público e relação entre público e plateia, enquanto o Espanca! centra na dramaturgia e nas relações humanas no teatro contemporâneo - o encontro entre os grupos não tapou buraco.

"O barato foi trabalhar junto. A ideia do coletivo transcende o papel que cada grupo teve na montagem. A voz é a da soma dos nove artistas criando algo juntos", completa o diretor.

Marcha para Zenturo - Teatro. No CCSP (Centro Cultural São Paulo) - Rua Vergueiro, 1.000, São Paulo. Tel.: 3383-3402. 6ª e sáb., às 21h e dom., às 20h. Ingr.: R$ 10 e R$ 20. Até 13 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;