Memória Titulo São Bernardo
Eles projetaram o tênis de mesa de São Bernardo
Por Ademir Medici
10/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Começam os Jogos Abertos do Interior, edição nº 80, São Bernardo 2016. Tempo de buscar na história este episódio da bela conquista são-bernardense no tênis de mesa de 1986, com os jovens atletas que tinham à frente Mauricio Kobayashi e que revelou nomes como Claudio Kano, Hugo Hoyama e Carlos Issamu.

Os enviados especiais do Diário a Rio Claro, por ocasião da 51ª edição dos JAI, Cleusa Carmona e Luiz Carlos Sperandio, noticiavam que a vitória de São Bernardo sobre Santos – 5 a 1 – significou a reconquista do título perdido em 85 para Santo André. Em 85, São Bernardo atuara sem seu principal jogador, Claudio Kano.

Trinta anos depois, recorremos à Priscila Bianchini Bogo, da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, que foi atrás da identificação da foto de 1985, e nos conta o destino daqueles atletas:

Mauricio Kobayashi, aposentado da Prefeitura de São Bernardo. Hoje dá aulas de tênis de mesa em São Paulo.

Hugo Hoyama, atleta de São Bernardo e técnico da Seleção Brasileira feminina.

Carlos Issamu Kawai. Trabalha com representação de materiais de tênis de mesa.

Silnei Yuta. Compete por Osasco e dá aulas de tênis de mesa em Suzano.

Ricardo Inokuchi, comerciante.

Claudio Kano. Faleceu em 1996, três semanas antes da Olimpíada de Atlanta.

 

JAI

Criados por Baby Barioni. A primeira edição foi disputada em Monte Alto, em 1936. São Bernardo sediou os Jogos em 1973 (38ª edição), 2006 (70ª) e volta a sediar a partir deste sábado.

 

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

De segunda a sexta-feira, boletins do São Paulo de Todos os Tempos, com Geraldo Nunes. Em cinco horários: 5h, 8h, 13h, 17h e 22h.

Rádio ABC AM (1570) –Causas Nobres. Entrevista com Celso Zappa e Adevanir Paiola, da Apreced (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Difusão da Cultura e Educação de Santo André). Produção e apresentação: Luiz Carlos Gimenes. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Um episódio histórico brasileiro: a Revolta da Chibata, conforme descrição do jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Rádio Bandeirantes.

Apresentaremos uma entrevista com João Cândido Felisberto, o famoso Almirante Negro, personagem principal da Revolta da Chibata ocorrida na Marinha de Guerra no começo do século passado.

Almirante Negro faleceu há muitos anos, mas tenho essa entrevista raríssima onde ele conta os detalhes daquele episódio desmentindo quase tudo que os pesquisadores escreveram a respeito.

Geralmente, neste País, pesquisador exagera no que relata e no caso da Revolta da Chibata todos eles passaram da conta. É assunto de grande interesse acadêmico, sempre caem questões a respeito nos vestibulares, principalmente Fuvest.

Produção e apresentação: Milton Parron; hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 10 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6234

Manchete –Reajustes salariais pretendidos por algumas categorias são impossíveis, diz Sarney (presidente da República).

Movimento Sindical – Bancários preparam paralisação.

Automobilismo – Pampa, o veículo de carga que chegou no asfalto.

Isenção faz crescer opção por pick-ups.

Em 10 de setembro de...

1916 – Tiro de Guerra de Santo André, chamado Tiro Brasileiro nº 34, realiza raid (marcha ou corrida) entre seus atiradores, com cinco ótimos prêmios, aos quais foram dados nomes de autoridades públicas da época:

1 – Coronel Pedroso – rica medalha;

2 – Senador Flaquer – medalha de prata;

3 – Dr. Emílio Cordes – relógio com pulseira;

4 – Coronel Saladino Franco – objeto de arte;

5 – A. Flaquer Sobrinho – despertador com música.

A fiscalização da estrada será feita por 25 sócios ciclistas, sob a direção do tenente Ramalho Borba e Teixeira Leitão, do Exército, e Dr. Garcia Vieira, diretor do tiro, montados a cavalo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: chamada de reservistas das três categorias de 1897 na Itália.

1966 – Inaugurada a agência Delta de Publicidade, na Rua Manoel Coelho, em São Caetano, iniciativa dos sócios Laércio Galvão, Lupercio Seipeder e Antonio de Andrade.

 

Hoje

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

 

Santos do Dia

Nicolau de Tolentino (Itália 1245-1305). Pertenceu à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Conta-se que, por penitência, jamais comia carne, mas certa vez, estando doente, seu superior lhe deu ordem de comer um pouco de carne. O obedeceu comendo um pedaço bem pequeno, e depois disse: “Já obedeci. Agora, por favor, não me aborreçam mais com essas gulodices”.

 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

Sóstenes

Jáder

Cândida Menor

 

Município Paulista

Sud Menucci celebra seu aniversário hoje. Emancipou-se de Pereira Barreto em 1959. O nome homenageia o jornalista e professor paulista Sud Menucci (1892-1948).

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 10 de setembro:

Em Minas Gerais, Areado, Capelinha e Nova Resende.

Em Santa Catarina, Imbuia.

No Paraná, Mamborê e Santa Mônica.

No Rio Grande do Sul, São José do Ouro, Tucunduva e Tuparendi.

 

Fonte: IBGE.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;