Política Titulo
PMDB foca Aloysio Nunes
Jessica Cavalheiro
Do Diário do Grande ABC
07/09/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A executiva estadual do PMDB se reuniu ontem para deliberar o apoio a Aloysio Nunes (PSDB), com a desistência de Orestes Quércia (PMDB), que concorria a uma das vagas ao Senado. Em troca, uma recomposição na chapa trocará o suplente de Aloysio, Sidney Beraldo (PSDB), pelo secretário-geral do PMDB paulista, Airton Sandoval.

"Esse foi um pedido de Quércia e a partir de amanhã (hoje) o partido estará convocando todas as executivas do partido para reunião que deve acontecer ainda nessa semana", afirmou a vereadora de Diadema Cida Ferreira (PMDB), presidente estadual do PMDB mulher, que participou do encontro.

O apoio de Quércia ainda dá a Aloysio mais tempo no horário eleitoral - a partir de agora, o tucano terá cinco minutos.

Orestes Quércia renunciou ontem à sua candidatura pela necessidade de se submeter a tratamento médico em virtude de tumor na próstata que havia sido tratado há mais de dez anos. "Comunico com a dificuldade que é comunicar essa decisão, tomada em conjunto com minha mulher e meus filhos de renunciar à minha candidatura ao Senado. Entendo que essa atitude, nesse momento, apesar de difícil, é a mais correta a bem dos interesses da coligação, do meu partido, do meu Estado e meu interesse em recuperar minha saúde", disse Quércia em carta divulgada.

Candidatos da região do Grande ABC pelo PMDB se solidarizaram com a decisão do peemedebista e afirmaram acatar a definição do partido.

O vereador de São Bernardo Tunico Vieira (PMDB), candidato a deputado estadual e amigo de Quércia, diz que primeiramente a preocupação é quanto à saúde do ex-governador. "Estamos torcendo para o restabelecimento dele, nossa preocupação não deixa de ser com a saúde. Tanto porque, ele precisa estar disposto para discutir essa questão de apoio eleitoral", afirmou Tunico, ao avaliar Quércia como um candidato "insubstituível". "Mas acredito que o partido tomará a melhor decisão e o eleitorado de Quércia será fiel e migrará seus votos ao outro candidato."

A deputada federal Vanessa Damo (PMDB), que busca reeleição, lamenta a saída de Quércia, mas apoia sua decisão. "É uma pessoa experiente e gostaria que ele continuasse, mas sou solidária quanto à saúde dele e acredito que ele fez a opção correta."

Para a peemedebista, não será um problema transferir votos de Quércia para Aloysio, já que, segundo ela, "o eleitor de um é eleitor do outro e os votos já estavam colados." "Nós já estávamos fazendo um trabalho de pedir votos para os dois candidatos. Com o horário eleitoral maior para Aloysio, acredito que ele tem grandes chances de subir nas pesquisas", avaliou.

Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, no fim de semana, Quércia tinha 23% das intenções de voto, atrás de Marta Suplicy (PT) com 36%, e de Netinho (PCdoB) com 26%. Já Aloysio Nunes aparece em quinto lugar, com 12%, atrás do senador Romeu Tuma (PTB), que disputa a reeleição e conta com 13%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;