Automóveis Titulo
Inglês com pinta de lorde
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
28/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Se você é daqueles que apreciam um carro alto, robusto e com motor potente, o Land Rover Discovery 4 está na medida. Ele nem é tão rústico quanto o irmão Defender - que tem aquele jeitão de jipe usado durante a Segunda Guerra - e nem tão moderninho quanto o Evoque (que está previsto para aterrissar em novembro por aqui) mas agrada bastante. A começar pelo motor 3.0 V6 turbo movido a diesel, com 244 cv a 4.000 rpm. Vale recordar que o modelo pode ser oferecido também com os blocos 2.7 V6 e 5.0 V8.

Meu primeiro contato com a máquina aconteceu no estacionamento da Land Rover, na Capital. Mesmo ali, parado entre outros tantos utilitários e sedãs (provavelmente de funcionários do prédio), o Discovery 4, que trajava um tom negro e calçava rodas de 20 polegadas, não conseguia esconder sua imponência. Após algumas explicações gerais dadas pelo assessor de imprensa da marca (que demonstrou o funcionamento de alguns sistemas, como o controle de aceleração gradual, o modo de assistência em rampas e o Homelink - item opcional que abre as portas e portões da garagem mecanizados), ajusto o banco, retrovisores e volante. Tudo é elétrico. Quando encontro a perfeita posição para dirigir - em questão de segundos - libero o freio de estacionamento e começo a domar a fera.

De início, logo constato que não é tarefa fácil manobrar o veículo - de 4,83 metros de comprimento, por 2,18 metros de largura e 1,89 metro de altura - pelos estreitos corredores do estacionamento. Quem mora em prédio ou trabalha em lugares com vagas apertadas, é bom pensar bem antes de fechar negócio.

A partir do portão do estacionamento, passo a enxergar os méritos do modelo. O primeiro deles, claro, foi o requinte do acabamento. Como manda a tradição britânica, é tudo muito bem acertado, desde o painel, até o revestimento dos bancos (em couro). Depois, passo a dar atenção especial ao sistema de navegação. Com fácil manipulação, através da tela touch screen no centro do painel, com sete polegadas.

O ar-condicionado de duas zonas ajuda a tornar a viagem mais agradável (naquele dia, a temperatura rondava os 30°C).

Até então, achei o carro meio pesadão. Mas, passado o trânsito intenso e a sequência de semáforos da Avenida Ibirapuera, é hora de sentir (de verdade) o ótimo trabalho do motor.

Com torque de 61,2 mkgf a 2.000 rpm, o veículo chega aos 100 km/h em 9,6 segundos e 180 km/h de velocidade final. Isso porque pesa 2.583 quilos.

 

Ao longo da avaliação

Com o passar dos dias, o veículo vai ficando ainda mais surpreendente. A quantidade de comandos demonstra a infinidade de habilidades do monstro que estou guiando. Um simples toque num botão, próximo à alavanca do câmbio (automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais e com engates para lá de precisos) permite ajustar a altura da suspensão de acordo com a necessidade.

Por falar nela, a bordo, o conforto é total. Mesmo em meio às nossas esburacadas ruas e avenidas, os chacoalhões não fazem parte da vida de quem dirige um Discovery 4.

O conforto também é dado pelos vidros elétricos one touch (todos), controlador de velocidade, teto solar elétrico, entre outros itens. Destaques para a geladeira, que fica sob o console central, e para as luzes ambientes, que ressaltam detalhes do interior do veículo. Um charme à parte.

E quem vai atrás - devidamente acomodado pela generosidade dos 2,89 metros de entre-eixos - ainda pode assistir a DVDs nas duas telas de LCD (localizadas nos encostos de cabeça dos assentos dianteiros) com entrada auxiliar e controle independente. Ah! E ainda há outra fileira de bancos. O espaço é para sete ocupantes.

 

Aptidões no fora de estrada

E não pense que é só de luxo e requinte que vive um Land Rover Discovery 4. Ao contrário do uso que a maioria dos proprietários dá a ele, mais urbano, este Land Rover também é bastante habilidoso em trechos off-road.

Sua tração 4x4 permanente permite total controle do veículo - começando pelas curvas das estradas e indo até os trechos lamacentos... Locais onde aquele carrinho popular com motor 1.0, com certeza, ficaria no meio do caminho.

No Discovery 4 situações como essas são totalmente resolvidas pelo Terrain Response. A tecnologia permite escolher qual a melhor forma de enfrentar o trecho adiante: neve, areia, lama, pedras ou mesmo o modo normal (asfalto). Tudo feito por um seletor que fica no console central. E isso confere pontos para a ergonomia do modelo, pois praticamente, tudo fica próximo às mãos do condutor.

Escolhido o modo, o comportamento do carro muda completamente. Rodas mais firmes e desempenho mais contido são as formas que o Discovery 4 encontra para mostrar que está preparado para o próximo desafio - ou o próximo obstáculo. Realmente o caminho até a casa de campo fica muito mas agradável aqui

 

 

Provocando torcicolos

Se, por dentro o Discovery 4 agrada, por fora, ele consegue ir além. Para ter um exemplar na garagem, a Land Rover pede R$ 262,9 mil ao interessado - em muitos casos, pessoas do ramo empresarial e artistas, talvez por isso o modelo seja alvo de tantos curiosos nas ruas. Além dos torcicolos e comentários por onde quer que se passe, não é difícil encontrar um motorista ao lado que reduza a velocidade para ver quem está guiando o Discovery 4.

Mas, claro, aqui, o motorista é um mero coadjuvante. Mesmo para quem não entende (ou não gosta) de carro, é praticamente impossível ficar imune aos atributos do modelo. A começar pelo olhar penetrante dos faróis de xenon, que formam conjunto um tanto quanto agressivo com a grade dianteira. À noite, o filete de luzes em LED dá um toque especial. Atrás, as lanternas ficam na direção das colunas.

Sim, suas linhas são bastante quadradas, mas este lorde exala uma altivez ímpar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;